22/08/2023
Agronegócio

Secretário da Agricultura discute projeto regional em Turvo amanhã

imagem-29006

O Município de Turvo será sede amanhã, quinta-feira (11), de uma reunião com o secretário de Estado de Agricultura e Abastecimento do Paraná (Seab), Norberto Ortigara. O evento, que terá início às 14h00, será no salão paroquial da Igreja Católica do município e contará com a presença de cerca de 100 pessoas entre representantes das associações e autoridades políticas regionais e locais. Na ocasião, será entregue ao secretário a proposta de apoio à produção e comercialização de produtos hortifrutigranjeiros e ervas medicinais da agricultura familiar do Território Paraná Centro.

O objetivo geral é a implantação de infraestrutura de capacitação para produção e comercialização de olericultura (verduras, legumes e frutas), e ervas medicinais que serão produzidos por pequenos produtores da região, diversificando sua produção e melhorando a renda familiar deles. Como objetivo específico tem-se a estruturação dos escritórios da Emater nos municípios envolvidos no projeto com técnicos especializados, otimizando a produção e gerando maior rentabilidade, com menor custo. Além disso, será discutida a liberação de linhas de crédito especiais por parte do Governo do Estado, para investimento na produção: aquisição de estufa, sistemas de irrigação, enxadas rotativas, maquinário etc., avalizando o pequeno produtor, desde que este esteja comprometido com o projeto.

Entre os municípios envolvidos na proposta estão: Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Laranjal, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo. “Com o tempo, outros municípios do Território Paraná Centro podem aderir ao projeto, basta querer fazer parte”, explica Rogério Sekula, secretário municipal da Indústria e Comércio. Inicialmente serão beneficiadas cerca de 315 famílias de pequenos produtores. Levando em consideração o total de 12.938 propriedades da agricultura familiar nos oito municípios que farão parte do projeto, esse número poderá ser ampliado de acordo com a demanda gerada.

CAART vira modelo

O trabalho de geração e diversificação de renda na pequena propriedade rural em Turvo já é realizado pela Central de Apoio às Associações de Produtores Rurais de Turvo (CAART). A entidade, que surgiu de um trabalho conjunto das Secretarias Municipais de Indústria, Comércio e Turismo, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, e o CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Turvo), foi a forma encontrada pela administração de conter o êxodo rural, dando aos agricultores familiares condições para diversificar a produção em sua propriedade. A CAART funciona como um canal de comercialização do pequeno produtor, sem que ele precise sair da sua propriedade para escoar sua produção, melhorando sua renda e garantindo sua vida no campo. A ação deu tão certo que a ideia será expandida para outros municípios da região. “Com certeza, é uma grande alegria para nós vermos o resultado alcançado pelo trabalho conjunto da CAART, CMDR, Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo e Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. Uma iniciativa que começou com a organização dos pequenos produtores de Turvo e se transforma em um modelo de geração de renda para a região e até mesmo para o Estado”, comemora o prefeito Antônio Marcos Seguro.

Estarão presentes no evento prefeitos e vereadores dos municípios do território Paraná Centro e Amocentro, presidentes de entidades civis, representantes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar, dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rural, de cooperativas, das Associações Comunitárias Rurais, os deputados estaduais Cesar Silvestre Filho e Alexandre Curi.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.