O Sindicato Rural de Guarapuava sediou nesta quarta-feira, 10, o I Encontro dos Conselheiros Municipais de Sanidade Agropecuária (CSAs) da Região de Guarapuava. Mais de 60 conselheiros da região debateram questões voltadas a estratégias de sanidade animal e vegetal.
A primeira palestra foi ministrada pelo Médico Veterinário do Departamento Técnico Econômico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), Celso Luiz Doliveira, fazendo um breve histórico e mostrando experiências dos conselhos sanitários de outros municípios.
O Assessor da FAEP, Antônio Leonel Poloni, explanou sobre a importância da sanidade para o desenvolvimento sócio-econômico. Em seguida, o Chefe do Departamento de Fiscalização e Defesa Agropecuária (DEFIS) da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento (SEAB), Marco Antonio Teixeira, levou aos presentes as perspectivas da sanidade agropecuária a partir da criação da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (ADAPAR).
Dando sequência, a coordenadora do programa estadual de erradicação da brucelose e tuberculose, Mariza Koloda, apresentou o programa e os pontos de atuação que se pode trabalhar. Ao final, os conselheiros formularam uma carta para entregar ao Governador do Estado do Paraná, Beto Richa, com reivindicações da região para o Chefe de Estado.
O presidente do Sindicato Rural de Guarapuava, Rodolpho Luiz Werneck Botelho destaca a relevância do tema: “Sabemos que a sanidade é ponto de partida para o sucesso das principais cadeias produtivas do município”.
O evento é uma realização de Sindicato Rural de Guarapuava, FAEP, Sociedade Rural Guarapuava, Secretaria Municipal de Agricultura e EMATER.