22/08/2023
Cotidiano

Campanha para Maria Júlia será realizada em Laranjeiras do Sul

imagem-29073

 

Será realizada na próxima quinta-feira (18), em Laranjeiras do Sul, a campanha de coleta de sangue para encontrar um possível doador de medula óssea para a garota Maria Júlia Franciosi Gelinski. A coleta vai ser feita na Faculdade Alto Iguaçu (ao lado da Farmácia São José)

 

Em agosto de 2010, a garota de 10 anos foi diagnosticada com câncer linfático, também chamado de linfoma, um tipo de câncer que envolve as células do sistema imunológico. O tratamento para a doença é a quimioterapia, processo muito agressivo que debilita o sistema imunológico, e o transplante de medula óssea. Por esse motivo familiares e amigos convocam as pessoas para fazerem o teste de compatibilidade, pois nesses casos as chances de encontrar um doador é de 1 em 100 mil. O procedimento é simples: são retirados apenas 5 ml de sangue para verificar se existe compatibilidade para a doação de medula óssea.

 

Maria Júlia passou por uma sessão de quimioterapia que durou entre 5 e 6 meses e a doença sumiu. Mas no começo do ano a doença voltou e ela teve que passar por um segundo processo de quimioterapia. Familiares relatam que a garota responde muito bem ao tratamento, mas a cada processo ela vai perdendo sua energia.

 

As campanhas realizadas pela família de Maria Júlia já cadastraram cerca de 2 mil pessoas no Banco Nacional de Medula Óssea. “Essas coletas não servem apenas para a Maria Júlia. O doador fica registrado no cadastro nacional podendo salvar a vida de outra pessoa”, explica Maria Alice Reginato, assistente social do Hemocentro de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.