22/08/2023
Cotidiano

Pesquisa revela que briga entre alunos preocupa comunidade escolar

imagem-29077

O Grupo Paranaense de Comunicação, através da campanha Paz Sem Voz É Medo, está percorrendo as escolas estaduais de Guarapuava para saber da comunidade escolar “qual o problema de segurança na sua escola?”. As opções de respostas são: vandalismo; drogas; briga entre alunos; briga entre professor e aluno; falta de policiamento.

Até o meio dia desta quinta-feira (11) cerca de 600 pessoas já tinham dado seu voto e 50% revelaram que o maior problema é a briga entre alunos. Um estudante que participou da pesquisa revelou que já presenciou algumas brigas entre os estudantes do colégio, onde o motivo do ataque foi o bullying. “Antes das férias um amigo meu apanhou por causa de bullying”, diz o estudante. Entre as causas das brigas o bullying está como o maior responsável.

Outro aluno comentou que a questão que mais preocupa é o vandalismo. “Eu vejo gente quebrando os vidros da escola, destruindo carteiras e cadeiras e rabiscando paredes. Por isso que o principal problema da minha escola é o vandalismo”, explica. Noeli Souza de Oliveira, diretora auxiliar de um dos colégios onde a pesquisa foi aplicada, explica que através do levantamento e da opinião da comunidade escolar será possível fazer um diagnóstico e buscar soluções para os problemas.

“A campanha Paz ´Sem Voz É Medo´ tem como objetivo diminuir os índices de violência no Paraná. E essa pesquisa está sendo feita nas escolas para ouvir a comunidade escolar e buscar ações que possam resolver os problemas apontados pelos alunos, professores, diretores e outros funcionários do colégio”, comenta Marçal Dias Jordan, Coordenador de Jornalismo da TV Guairacá.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.