O temporal que atingiu Guarapuava na madrugada desta quinta (12) afetou mais de 100 casas no município. Conforme divulgação do Corpo de Bombeiros, os atendimento iniciaram às 4h após uma série de chamados na Central do 12º GB informando queda de árvores, destelhamentos e alagamento. Uma parte da cidade também ficou sem energia elétrica.
Por volta das 5h uma família foi resgatada no Distrito de Entre Rios pois a casa deles havia sido alagada. Também houve corte de árvores na PR-170, Região da Serra do Cadeado. Já no bairro Primavera os bombeiros montaram um ponto de distribuição de lonas.
Conforme a divulgação, o Colégio Mahatma Gandhi sofreu destelhamento e teve materiais danificados, porém já está coberto com uma lona. A comunidade de Saltinho que fica em direção ao Distrito Guairacá, há cerca de 35 Km’s de Guarapuava sofreu com chuvas de granizo. Cerca de 35 casas sofreram danos em telhados.
Além disso, 25 pessoas compareceram ao quartel Primavera para o recebimento de lonas. De acordo com as informações, bombeiros ainda estavam fazendo cortes de árvores durante a tarde. Equipes de assistência social e obras do município também trabalham na distribuição de lonas, colchões, cesta básica e roupas.
REDES SOCIAIS
Nas redes sociais moradores divulgaram os estragos causados pelo temporal. Na rua Comendador Norberto no bairro Santa Cruz, a estrutura de um outdoor não suportou a chuva e a força dos ventos, e desabou.
Além disso, há vídeos mostrando uma estrada entre a Colônia Samambaia e a Colônia Jordãozinho, em Entre Rios, onde um rio encheu tanto que cobriu a pista. É possível observar a força da água no local. De acordo com a Defesa Civil, cerca de 10 moradores do Distrito de Entre Rios tiveram as casas alagadas.
Já na Lagoa das Lágrimas, no Centro de Guarapuava, houve a queda de um pinheiro, e a equipe de bombeiros trabalha com o corte de árvores na área urbana. Conforme informações de internautas, há postes atingidos e placas pelo chão na cidade.
PINHÃO
Em Pinhão 17 casas de três bairros diferentes sofreram com o temporal. O Corpo de Bombeiros identificou alagamentos em outros três bairros e a queda de um muro na cidade. Um ponto comercial também acabou afetado pelas chuvas da madrugada.
“Situação controlada pelo município, não necessitando mais de apoio até o momento. Prefeitura está em campo realizando limpeza de ruas, desentupimento de bueiros”.
Apesar dos danos, nenhuma família está desabrigada no município.
VIRMOND
Em Virmond o granizo causou danos em cerca de 300 casas. Além disso, o Corpo de Bombeiros também registrou destelhamentos e alagamentos.
Por volta das 3h20 uma equipe da 1ª SB/2ªSGB – Laranjeiras Do Sul se deslocou ao município. Prédios públicos como escolas e prefeitura foram afetados pelo temporal. Houve uma queda de energia , mas no momento tudo está normal.
Leia outras notícias no Portal RSN.