Mesmo com a volta à rotina em segurança, a vacina não eliminou o vírus e a contaminação continua ocorrendo. Prova disso é que na última semana, os casos de covid-19 aumentaram 175% em Guarapuava. Anteriormente, do dia 8 a 14 de outubro, a Secretaria de Saúde havia registrado 33 pessoas positivadas para o coronavírus. Agora, o boletim epidemiológico dessa segunda (22) mostrou 91 casos ativos.
Dessa forma, o aumento de 58 pessoas com vírus ativo representa 175%. Consequentemente, a taxa de positividade também subiu. Dessa vez, o número saiu de 20% e chegou a 23%. No entanto, não houve mortes decorrentes da doença. Conforme o boletim, Guarapuava soma 54.809 casos totais desde o início da pandemia em 2020.
FATORES
A diretora de Vigilância em Saúde, Bruna Tembil Marques Batista contou que alguns fatores podem contribuir para o aumento da contaminação de covid-19.
Segundo os dados epidemiológicos, tivemos sim um aumento de casos. Não só no nosso município, mas em todo o Paraná. O que nós temos observado é que as pessoas estão se descuidando nas questões básicas de higiene, como a lavagem de mãos, uso de álcool em gel e etc. Também pelo fato das aglomerações estarem acontecendo com mais frequência, temos um número expressivo de pessoas se reunindo.
Além disso, a diretora ainda explicou que há outros dois fatores que influenciam tanto no aumento como também na diminuição dos casos agravados.
Uma subvariante circulou no Brasil nas últimas semanas, não podemos afirmar com toda clareza, mas essa variante circulou no país todo. Acreditamos também que não possuímos o número real de casos, porque as pessoas deixaram de fazer os testes pois apresentam sintomas mais brandos. Isso é uma coisa que a vacina nos proporcionou, o fato das pessoas apresentarem sintomas mais leves.
VACINAÇÃO
Guarapuava tem um cenário favorável de cobertura vacinal do público adulto. Somente no ‘Dia D’, no último sábado (21), a equipe de saúde aplicou 2.666 doses. De acordo com os dados, até agora são 167.718 pessoas com a primeira dose (96,50%), 152.136 (83,30%) pessoas receberam a segunda aplicação e 161.207 (88,26%) terceiras doses aplicadas.
O que não temos uma cobertura [vacinal] satisfatória é das crianças em relação a vacinação de covid-19. Orientamos as pessoas para que procurem as unidades de saúde e recebem a vacina, pois é uma dose segura, que tem dado bons resultados, pelo fato que não termos visto muito agravo em relação a doença. Então estamos incentivando o pessoal para que leve as crianças nas unidades e os adultos também que não possuem as doses necessárias, que busquem a imunização.
PARANÁ
O Paraná também registrou um crescimento de casos de covid-19. O Boletim semanal da Covid-19 divulgado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) mostra o avanço no número de casos de coronavírus a partir de junho, no Paraná. Em outubro, em 23 dias, foram confirmados 6.421 casos, número mais expressivo desde maio, com 6.462 diagnósticos positivos no mês inteiro.
Na sequência, houve uma queda significativa: em junho houve 2.820 casos; em julho 1.237; em agosto 2.659, com alta em setembro, com 4.089 diagnósticos confirmados no Estado. Inclusive, nestes 23 dias de outubro houve 28 mortes – número maior que a média de junho para cá, que foi de pouco mais de 24 mortes.
Leia outras notícias no Portal RSN.