Devido ao retorno dos grandes volumes de chuva ao Paraná, a Defesa Civil Estadual intensificou o atendimento a 19 municípios. Principalmente os que registraram alagamentos e enxurradas. Nas últimas 24 horas com maiores precipitações, os acumulados chegaram a aproximadamente 150 milímetros em algumas localidades.
A situação tem sido monitorada pela equipe Coordenadoria da Defesa Civil do Paraná a partir do centro de controle, em Curitiba. Além disso, também diretamente nos municípios, com apoio do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná e das equipes das defesas civis municipais das cidades diretamente impactadas.
Além dos atendimentos imediatos de urgência, o Governo do Estado está acompanhando a situação para prestar todo o suporte assistencial e humanitário possível aos municípios e às famílias prejudicadas pelos temporais como já tem ocorrido desde o início do mês de outubro.
BARRAGENS
A Defesa Civil esclarece ainda que apesar dos transtornos nas cidades, a chuva não trouxe qualquer tipo de impacto estrutural nas grandes barragens de produção elétrica no Paraná. O órgão estadual reforça a importância de que a população se mantenha atualizada por meio dos canais oficiais, o que inclui principalmente o sistema de envio de alertas da Defesa Civil por mensagem de celular.
Para ter acesso ao serviço, que é gratuito, basta enviar um SMS com o CEP da residência para o número 40199. Para mais informações e orientações, acesse o site da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná.
A ENGIE Brasil Energia, que administra as usinas hidrelétricas de Salto Santiago, em Saudade do Iguaçu, e Salto Osório, entre São Jorge d’Oeste e Quedas do Iguaçu, esclarece que ambas operam em perfeitas condições e dentro dos parâmetros de segurança.
Por fim, a empresa acompanha os níveis de vazão das comportas devido à possibilidade de aumento significativo do Rio Iguaçu nas próximas horas. Segundo o último informe da Engie Brasil Energia, o reservatório da Usina de Salto Santiago está com 89% do volume útil, enquanto a Usina de Salto Osório está com 94% do volume útil ocupado.
(Informações: Agência Estadual de Notícias)
Leia outras notícias no Portal RSN.