*Reportagem com vídeo
Familiares de um morador de Prudentópolis precisaram fazer o caixão e enterro com um trator. Isso porque a comunidade de Pérobas está isolada por causa das chuvas, e o transporte do corpo não poderia ocorrer, pois a distância do interior até a cidade é de 55 quilômetros. De acordo com populares, o morador de 77 anos morreu nesse domingo (29), por causas naturais. Com um trator, os familiares levaram o corpo para ser enterrado próximo a uma igreja.
A situação dos moradores de Prudentópolis ainda está complicada. Quem mora em comunidades do interior está cercado pelas águas e chuvarada continua. De acordo com populares, alguns moradores da Comunidade São Pedro precisaram ser resgatadas por um bote inflável da Defesa Civil nesse domingo (29). Isso porque a ponte sobre o Rio dos Patos, que liga o município ao interior, está coberta pelas águas. A água está em aproximadamente 100 metros na estrada, para chegar na ponte. Confira no vídeo abaixo:
Momentos antes do acesso à ponte ser bloqueado pelo grande volume de água, uma moradora de Guarapuava conseguiu passar e voltar para casa. Fatima Klipe foi a um retiro na Comunidade São Pedro na última quinta (26), mas na hora de retornar no domingo (29), a situação ficou complicada.
Na estrada fiquei muito assustada, tenho medo de água. Na Região onde estávamos tinha vários pontos alagados e carro pequeno não passava. Por livramento nosso carro não funcionou, pois ele não iria passar e poderia até acontecer uma tragédia se tivessêmos voltado com o nosso carro. Viemos de carona de lá, nosso carro ficou lá. Não temos previsão da gente ir buscar. É um susto muito grande, mas é muita chuva e fatalidade mesmo. A gente tem que ter fé em Deus e pedi para Ele que tenha misericórdia de quem está perdendo as coisas, plantação e as casas. É muito triste ver a situação das pessoas da comunidade de lá.
ATENDIMENTO AOS MORADORES
O prefeito ainda pediu para os pais evitarem levar as crianças às escolas e os moradores que não necessitam de sair, que fiquem em casa. A Defesa Civil afirmou que busca quantificar os problemas e acessar todas as localidades que estão sofrendo com pontos, rios fora do leito e as equipes passaram a madrugada fazendo a remoção das pessoas. “Essa primeira fase já está mais tranquila, mas todos aqueles que tiverem problemas, os telefones de emergência 199 (Defesa Civil) e 193 (Bombeiros) podem ser acionados, para repassar as ocorrências. Nós vamos ter equipes mandando apoio para todas as pessoas do município de Prudentópolis”.
Além disso, uma campanha solidária arrecada doações para as pessoas afetadas pelas chuvas no município. A comunidade pode doar material de limpeza e higiene, móveis, água potável, roupas para todas as idades, roupas de cama e banho. De acordo com a Prefeitura Municipal, os itens de primeiros socorros e alimentos não perecíveis são prioritários. O local de arrecadação é na Quadrinha Mílton José Copack, das 8h às 17h, próximo à Prefeitura.
Leia outras notícias no Portal RSN.