22/08/2023


Cotidiano Paraná

Alunos afetados pelas chuvas poderão pedir reaplicação das provas do Enem

É possível reaplicar as provas em situações específicas como a de “participantes com algum problema logístico causado por desastres naturais na aplicação regular”

Atingidos pelas chuvas poderão remarcar provas (Foto: Arquivo/AEN)

O Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) emitiu nota prevendo a reaplicação das provas da primeira fase do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste domingo (5). A decisão vale para estudantes dos municípios mais afetados pelas chuvas no Paraná.

Na terça (31), o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, havia encaminhado um ofício ao Instituto. Miranda solicitou o reagendamento da prova em razão da situação de emergência decretada em algumas Regiões. “Foi uma decisão sábia, que demonstra toda a sensibilidade do Inep ao nosso apelo. A atitude vem ao encontro do compromisso do nosso governo e da secretaria com o bem-estar dos estudantes afetados por essa situação”.

REAGENDAMENTO DAS PROVAS

Conforme as informações, a nota afirma que é possível reaplicar as provas em situações específicas. Entre elas, como a de “participantes com algum problema logístico causado por desastres naturais na aplicação regular”. Além disso, informa que “a solicitação pode ser feita pelos inscritos do Estado do Paraná que não puderem comparecer ao local designado ou que se sintam prejudicados”.

Mesmo assim, a prova deste domingo (5) está mantida no Paraná. O Inep vai disponibilizar, entre 13 e 17 de novembro, na página do participante, uma aba específica para submissão dos pedidos.

De acordo com a nota, as solicitações passarão por avaliação individual, com verificação dos fatos junto à instituição aplicadora. Por fim, se for comprovado prejuízo, o participante poderá fazer as provas  nos dias 12 e 13 de dezembro.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo