A 5ª Regional de Saúde está agilizando os trâmites legais para a transferência da Farmácia de Dispensação de Medicamentos, atualmente vinculada à atual estrutura da Regional, no centro de Guarapuava, para um novo local. De acordo com a Chefe da Seção de Insumos da Regional, Renata Diedrich Baitala, o local está definido e falta apenas a conclusão do processo para a locação do imóvel e de algumas reformas necessárias no prédio. “Acreditamos que dentro de, no máximo, 60 dias já estaremos no novo endereço”, afirma Renata.
Conforme a responsável pela Farmácia, o prédio escolhido pela Regional, localizado nas proximidades do Hemocentro Regional, na rua Belmiro de Miranda, 167, atende às necessidades dos usuários. “No atual prédio há problemas de iluminação, ventilação e conforto aos pacientes e funcionários. No novo prédio isso será tudo solucionado. Além disso, o serviço será mais qualificado e terá melhores resultados à população que usa a Farmácia”, acrescenta Renata.
Parceria com a Unicentro
Uma das principais propostas da 5ª é agilizar e qualificar o atendimento à população no novo espaço. “Além das melhorias físicas, a 5ª Regional poderá contar com a atualização contínua dos seus funcionários, umas vez que os mesmos estarão em contato direto com alunos e professores do curso de Farmácia da Unicentro através de programas permanentes de atualização e assistência farmacêutica. Serão fornecidos de maneira contínua e natural conhecimentos específicos sobre medicações, novas tendências de tratamento e estudos científicos que colaborem para o bom andamento dos pacientes atendidos pelo Programa de Dispensação de Medicamentos Especiais”, enfatiza Renata.
Mensalmente, a Farmácia gira cerca de R$ 1 milhão em medicamentos e atende cerca de 1.800 pessoas.
De acordo com o chefe da 5ª Regional de Saúde de Guarapuava, Vinicius Traiano, um dos objetivos da mudança também é centralizar na região onde está instalado o Hemocentro e agora a Farmácia de Dispensação, todos os setores de saúde. “O projeto está sendo elaborado pela Secretaria da Saúde e nós acreditamos que aquela região vá se tornar, em breve, um centro de referência no atendimento à saúde para Guarapuava e região”, afirma o chefe da Regional.