A tão esperada unidade da Delegacia Cidadã em Guarapuava voltou à mesa dos debates na Secretaria de Estado da Segurança Pública. Nesta terça (14), o deputado Artagão Júnior acompanhou o delegado-chefe da 14ª Subdivisão Policial (SDP), Alysson Souza. Na audiência com o secretário de Estado, coronel Hudson Leôncio Teixeira, houve o anúncio de que todas as etapas técnicas já foram superadas, como projeto e terreno.
De acordo com o deputado, no entanto, o desafio agora é para incluir a obra no orçamento do ano que vem, de tal forma que “possamos licitar e iniciar a construção”. O custo da obra soma R$ 10 milhões. Uma Delegacia Cidadã possui salas para receber, separadamente, vítimas, agressores ou suspeitos. Além de ambientes isolados para adolescentes, mulheres e idosos. As calçadas no entorno do prédio possuem guias rebaixadas.
Internamente, o espaço tem elevadores e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. Não tem carceragens, apenas uma cela pequena para custódia provisória de presos, enquanto for necessário colher os depoimentos para o inquérito policial. O projeto é, ainda, concebido de forma a centralizar serviços para a população e reduzir custos operacionais da Polícia Civil.
Leia outras notícias no Portal RSN