22/08/2023


Política

“Tio Leo” se firma como homem forte de Carli

imagem-2937

Guarapuava – Eclético, Leocádio Pupo tem a batuta das finanças e do planejamento
e ainda encontra tempo para atuar em outras áreas da administração

O secretário municipal de Finanças e Planejamento Leocádio Souza Pupo se firma como o homem-forte na recém iniciada gestão do prefeito Fernando Ribas Carli.
“Tio Léo” como é chamado na Prefeitura foi reconduzido como titular de duas das mais importantes secretarias do novo mandato “carlista”, uma espécie de reconhecimento pelo companheirismo e fidelidade dispensada ao prefeito.
Fiel escudeiro de Carli há mais de uma década, compadre do prefeito, é das pessoas da mais alta confiança de Carli. Foi ele o responsável pela captação de recursos junto ao empresariado para suprir as necessidades financeiras da última campanha eleitoral.
Leocádio, que é economista por formação profissional, transita livremente por outras áreas, o que pode-se dizer que é uma pessoa eclética. Tem um apreço especial por comunicação social, especialmente na área de publicidade. Na gestão anterior era ele quem “batia o martelo” com a agência de publicidade nos anúncios da Prefeitura. Também chamou para si a responsabilidade da Assessoria de Comunicação Social, departamento subordinado à Secretaria Executiva no organograma oficial. A sua agenda, apesar de atribulada, sempre tem uma brecha para receber empresários de veículos de comunicação. Durante as campanhas eleitorais, além de acompanhar o candidato, dispensa parte do seu tempo opinando nos programas que vão ao ar na televisão. Aliás, política também é o seu forte. Há quem diga que foi ele quem apontou o nome de Fernando Filho como candidato a deputado estadual.
Como secretário municipal, apesar de disponibilizar o seu tempo, regendo o setor financeiro e ainda planejando prioridades para o município, “Tio Leo” não desperdiçou a sua criatividade e a colocou à disposição também da cultura. Foi um dos idealizadores da Festa da Vodca promovida no Pahy Centro de Eventos e que nascia com o propósito de ser atrativo turístico-cultural. Não deixou de contribuir para a realização de encontro entre bandas de rock e grupos de dança gaúchas existentes em bairros e distritos da cidade. Esses eventos eram realizados no Pahy que durante um período contou com a competência do seu filho Cristiano, o Chivas, que se tornou um dos sócios do centro de eventos, segundo Jansen Pilati, o principal empreendedor do Pahy.
Agora, além de um bar freqüentado por universitários, nas proximidades do Cedeteg, investe na construção do seu próprio negócio. A obra de um novo centro de eventos deverá ser iniciada ainda neste mês nas proximidades da Rodoviária Municipal e promete ser um dos espaços mais modernos do interior do Paraná na área de entretenimento.
Leocádio gosta tanto de entretenimento que não é exagero defini-lo como um “empresário da noite”. Afinal, “Tio Leo” já teve inserções na área gastronômica – foi proprietário do Restaurante Alecrim, ponto freqüentado pela “nata” exigente quando o assunto é a culinária fina, de bom gosto. O restaurante era aberto no período noturno.
Ainda hoje costuma preparar pratos sofisticados, muitos dos quais com receitas próprias, para brindar e demonstrar afeição a grupos de amigos.
Nessa área é o responsável pela feijoada anual que leva o nome da ex-colunista social da Tribuna, Cinthia Belo.
Tio Léo é uma pessoa que pode ser chamada de “sangue bom”– gosta de uma boa conversa , de comer bem, aprecia uma boa música, se mostra como mentor político em situações que requerem essa habilidade, como é o caso das eleições para a presidência da Câmara. É essa mistura de atuação que o coloca em lugar de destaque na administração. Não é por acaso que pessoas do mais alto escalão municipal, como é o caso do ex-procurador geral, Fábio Martins Ribas, o cumprimentar com um beijo na testa, símbolo do mais puro respeito.
Tio Leo ainda tem com uma peculiaridade especial: o profissionalismo e a competência com que rege os setores onde atua. Sempre foi assim desde que chegou em Guarapuava na década de 80 quando emprestou o seu conhecimento no setor ervateiro (sua família era produtora de erva) ao Programa Planalto Verde idealizado e posto em prática na última gestão do ex-prefeito Nivaldo Kruger. O programa pregava a diversificação de atividades nas pequenas propriedades rurais.
A fala mansa, o jeito bonachão completam o perfil do Tio Leo, um secretário que encerra um mandato e inicia outro comemorando, principalmente, o saneamento dos cofres públicos e anunciando superávit financeiro, coro que se repete desde que assumiu o município ao lado do prefeito Fernando Ribas Carli.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo