Professores municipais de Laranjeiras do Sul lotaram as dependências da Câmara de Vereadores na manhã desta quinta (21). Eles acompanharam sessões extraordinárias convocadas para alterar o Plano de Cargos e Carreira do Magistério. Entretanto, a categoria reagiu às alterações propostas.
Para impedir a votação, três vereadores de oposição entraram com mandado de segurança para que o projeto não entrasse na pauta. Após a Justiça deferir o pedido, a Mesa Executiva tentou derrubar a decisão, porém, sem êxito. De acordo com o próprio prefeito, uma conversa entre a administração municipal e o Sindicato dos Servidores Públicos acabou em acordo. Um projeto substitutivo encontra-se na Câmara para análise das comissões.
Embora sem pauta para votação, a sessão começou às 8h com o pronunciamento da assessoria jurídica da Câmara. O texto agora contempla as reivindicações da categoria. Na tarde desta quinta deve ocorrer a primeira reunião. A expectativa é que a readequação do Plano seja votada ainda neste ano. Como as comissões possuem 15 dias para emitir pareceres, a matéria pode retornar apenas em março de 2024, após o recesso parlamentar.
Conforme sindicalistas, a categoria vai continuar mobilizada para acompanhar os desdobramentos. Mas durante a sessão um fato chama a atenção. A pauta previa também a criação da Secretaria de Indústria e Comércio, mas não houve votação.
Leia outras notícias no Portal RSN.