O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informou que nesta terça (9) ocorre uma detonação de rochas no Km 467 da PR-170. O trecho é conhecido como Curva da Ferradura em Pinhão. Conforme a autarquia, a medida é necessária para avançar nas obras de recuperação emergencial do trecho. Isso porque o pavimento foi parcialmente demolido por escorregamentos de terra causados pelas fortes chuvas no fim do ano passado.
Após a detonação serão executados os serviços de limpeza da pista e remoção de material espalhado, que devem ocupar o resto da tarde. A perspectiva do DER/PR é liberar a pista ainda hoje (9) para o tráfego, no início da noite, mas dependendo da quantidade de material, os trabalhos podem ser finalizados somente amanhã (10) de manhã.
Os veículos de passeio podem utilizar como desvio uma via municipal não pavimentada, no acesso para a Escola Municipal Nova Divinéia. O trajeto passa por vários pontos turísticos locais até retornar à rodovia, próximo à Usina Hidrelétrica Governador Bento Munhoz da Rocha Netto.
Por outro lado, os veículos pesados devem continuar utilizando como rota alternativa a BR-373, sentido Candói. Assim como a BR-153, sentido Rebouças, ou aguardar a liberação da PR-170 para acessar a usina. Por fim, outras detonações de rochas serão necessárias para a execução da obra, sendo programadas para as próximas semanas.
Leia outras notícias no Portal RSN.