22/08/2023


Blog da Cris

Hoje, sim, é um dia histórico!

Dia é 'histórico' não apenas para Guarapuava ou para a Instituição, mas principalmente, para os alunos e pais dos formandos em medicina

Primeira turma de medicina Campo Real (Foto: Cross Formaturas)

Uma das frases que mais ouvi quando o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, anunciou a ampliação de leitos o Hospital Regional de Guarapuava, que essa quinta (25), era um “dia histórico”.

Confesso que não me soa bem essa frase quando se trata de uma obrigação. Me incomoda quando você percebe que uma palavra ou uma frase com significado amplo, forte, quando usada com tanta frequência, enfraquece o sentido profundo que ela traz.

Ora, o HR foi inaugurado em 2015. De lá para cá, entre uma inauguração e outra, paralisações e retomadas de obras, cobranças daqui e de lá, a passos lentos, a coisa está andando. Mas ainda falta muito. Então por que o anúncio da ampliação de leitos se torna um dia histórico? É o cumprimento de uma promessa anunciada por três governadores (Beto Richa, Cida Borgueti e Ratinho Junior), cada um no devido mandato. E, cá entre nós, está demorando, não acham?

Portanto, dia histórico para mim é esta sexta (26), quando Guarapuava entrega ao mercado 54 novos médicos. É a primeira turma de medicina formada na cidade, no Centro Universitário Campo Real. É ‘histórico’ não apenas para Guarapuava ou para a Instituição, mas principalmente, para os alunos e pais. Sabemos que a mensalidade do curso é alta, beirando os R$ 12 mil. E ainda ainda outros investimentos no decorrer do curso.

CUSTO É ALTO

Vocês conseguem imaginar qual é o custo para uma família ‘bancar’ alguém cursando medicina? Se o aluno vem de outra cidade, até de outros estados, é preciso ter moradia, alimentação e outras despesas básicas. A soma é alta e só quem passa por essa situação consegue imaginar a ‘ginástica’ que é preciso fazer pra pagar o curso. “Tem que se virar nos 30”, me disse um pai.

Assim como esse, relatos  como esse é uma constante.  “Às vezes a gente acha que precisa desistir, mas aí vê que é o sonho, o futuro do filho que está em jogo e se levanta e segue em frente”. E passados seis anos, a primeira turma pega o tão sonhado ‘canudo’. É a realização de um sonho. É uma conquista familiar que merece ser comemorada. Então, esse sim, é um dia histórico. Parabéns aos envolvidos!

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo