22/08/2023
Esportes

Aluno da APAE de Prudentópolis é campeão nacional de atletismo

imagem-29722

O atleta Josenei Greczyczyn, que é aluno da da APAE de Prudentópolis, conquistou um feito inédito na região: ele foi destaque na Copa Brasil de Atletismo ABDEM (Associação Brasileira de Desporto para Deficiente Intelectual), realizada em São Paulo, na pista do Ibirapuera, entre os dias 24 e 26 de agosto. Josenei conquistou duas medalhas de ouro (200m e 400m rasos) e duas medalhas de prata (100m rasos e revezamento 4 x 100).

De acordo com o professor de educação física da Apae de Prudentópolis e treinador de Josenei, Wilson Bini Junior, com as conquistas em São Paulo o atleta se consagrou como um dos downs mais rápidos do Brasil. “Josenei é um orgulho para nossa APAE, nossa cidade, nossa região e nosso Estado. Isso mostra o trabalho que realizamos na APAE de Prudentópolis, um trabalho em conjunto com dedicação, amor e competência”, enfatiza emocionado o treinador.

No último sábado (27) Josenei foi recepcionado com carreata e desfile em carro aberto em Prudentópolis. Com as vitórias em São Paulo, ele se credenciou como um dos principais atletas do País e esta apto para participar de competições internacionais.

Família

Josenei é filho de Nelson Greczyczyn e Teresa Greczyczyn, residentes na linha Luis Xavier em Prudentópolis. Josenei, que é portador de Síndrome de Down, é aluno da Educação Profissional, na parte de Horticultura e participa também dos treinamentos desportivos de atletismo e futsal. ”Esse aluno desde que começou a participar de eventos esportivos trás alegria e satisfação para nossa escola e a comunidade em geral”, diz Bini.

Retrospecto

Em 2003, participando dos JOCOPS (Jogos Colegiais do Paraná) Fase final em Curitiba, obteve duas medalhas de ouro disputando o atletismo grupo B (para atletas menores de 15 anos), nas provas de salto em distancia parado e lançamento da pelota, o mesmo resultado se repetiu nos anos de 2004 e 2005 nos JOCOPS onde o aluno ainda se encontrava no grupo B.

Em 2006 já disputando no Grupo A, Josenei conquistou uma medalha de bronze no salto em distância parado para Síndrome de Down e uma de prata no lançamento da pelota. Em 2008 com a volta das provas específicas para Down o atleta disputou na corrida do 100m e no salto em distância, conquistando o segundo lugar nas duas provas. Em 2009 conquistou 02 medalhas de ouro nos JOCOPS fase final em Curitiba, uma no salto em distância e outra nos 100m (Down). Disputando a 18o edição da Olimpíada Estadual das APAEs e Instituições Especializadas, em Campo Mourão, realizado de 18 a 21 de abril, competição realizada pela Federação da APAES do Paraná, conquistou 2 medalhas, sendo uma de ouro na corrida de 50m rasos e uma de prata nos 100m rasos, e ficou em 4o lugar no salto em distância. Ajudando a região, que é o Conselho Regional de Irati com Sede em Prudentópolis, a ficar em 3o lugar geral no atletismo SD Masculino.

Em dezembro 2009 participou da Olimpíada Nacional das APAEs, em Belo Horizonte (Minas Gerais). Disputando na modalidade de atletismo, com os melhores atletas das APAES do Brasil. Josenei conseguiu conquistar o segundo lugar na corrida de 100m rasos para Síndrome de Down e o quarto lugar nos 50m rasos para Síndrome de Down, em 2010 participou da Copa Brasil de Atletismo em São Paulo, venceu nos 100m rasos, 200m rasos e 400m rasos, mas seus índices não foram registrados pois ele não era elegível na ABDEM (Associação Brasileira de Desporto para Deficiente Intelectual). Mas em 2011 ele se destacou novamente nos JOCOPS, ficando em primeiro lugar nos 100m e segundo no salto em distancia.

“Com as conquistas em são Paulo, Josenei está credenciado para participar de competições internacionais. Ele é um dos atletas de elite da sua categoria no Brasil. Ele é exemplo de dedicação e perseverança, por isso é um vencedor nato”, conclui o professor e treinador Wilson Bini Junior.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.