O município de Nova Tebas enfrenta uma situação grave de uma epidemia de dengue e precisou declarar situação de emergência. Atualmente o município confirmou 809 casos da doença. O alto número chamou a atenção da Administração Municipal, visto que Nova Tebas tem apenas 6.846 habitantes, de acordo com o último censo. Sendo assim, a quantidade de casos soma 11% da população, mas não houve morte até o momento. Apenas 52 pessoas estão em recuperação da doença.
Ainda ontem (6), o Portal RSN havia publicado uma notícia sobre o cenário preocupante da dengue no Paraná. E Nova Tebas se destacava com a grande quantidade de pessoas infectadas, mas conforme a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), o município somava 351 casos. No entanto, ainda ontem (6), a Prefeitura Municipal divulgou uma nota oficial com os dados atualizados, surpreendendo com 130% de casos a mais. Segundo a nota, a confirmação do primeiro caso da dengue ocorreu em abril de 2023.
O município tem tido o aumento de casos, sendo contabilizados por meio do boletim emitido pela Vigilância Epidemiológica quinzenalmente. Desde então o município vem realizando ações pontuais à dengue, nesse sentido em dezembro de 2023 foram realizados arrastões de limpeza, visitas orientativas, palestras em localidades e escolas, reuniões de bairros, divulgações de dados, informes e articulação com outras secretarias.
Nesta quinta (7), a Secretaria de Saúde retomou uma ação intersetorial de limpeza e classificação de risco nos domicílios. Assim como ocorreu no último sábado (2). A dengue continua avançando no município e em janeiro deste ano, a Prefeitura de Nova Tebas decretou situação de emergência em saúde pública pelo período de 120 dias. Além disso, houve a publicação de outros três decretos com medidas para contenção da doença.
DECRETOS
No primeiro decreto, a Administração Municipal instituiu o Comitê Intersetorial de Ações para prevenção, controle e combate à dengue no âmbito do município. Em seguida, o segundo decreto criou a sala de situação de arbovirose. E por fim, o último decreto estabeleceu o projeto “adote seu quarteirão”, como uma medida de incentivo de enfrentamento a dengue.
O município também publicou o Planejamento Integrado Atenção Básica e Vigilância em Saúde para eficiência no controle da dengue. De acordo com as informações, o documento organiza os trabalhos de articulação da Atenção Básica e Vigilância em Saúde, mostrando a classificação de risco de cada casa e a possível aplicação de multas.
Além disso, a Prefeitura ainda promoveu reuniões com as equipes das UBS Hospital, com médicos e enfermeiros para discussão de casos e protocolos clínicos. A Administração Municipal também fez uma live para informar a população sobre a situação da dengue e as medidas tomadas pelo município.
Leia outras notícias no Portal RSN.