Está aberta a ‘janela partidária’. Essa movimentação entre os partidos dá a largada ao processo eleitoral de outubro. Sabe qual é sensação que tenho? É como se fosse a movimentação que imagino ter dentro de um formigueiro debaixo da terra. Aqui em cima, o ‘telefone sem fio’ e as especulações pautam as rodas de conversa entre aqueles que gostam do assunto.
Uma das ‘informações que chegaram até mim, na última madrugada, promete mexer no cenário em Guarapuava. Diz respeito direto ao ‘Republicanos’, partido que hoje tem o presidente da Câmara, Pedro Moraes, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Janaína Naumann. Mas a pergunta é: quem vai ficar com o partido? Janaína tem a seu favor a senadora Damares Regina Alves, mulher de fé ao ponto de dizer que viu Jesus num pé de goiabeira. E é com essa fé que ela, Damares, estaria interferindo na cúpula do ‘Republicanos’, em Curitiba. Sem sombra de dúvidas um peso forte favorável à Janaína e uma amostra de que idas e vindas dela à Brasília surte efeitos.
De outro lado, está Pedro Moraes que desde o início já mostrava interesse em trocar de sigla partidária. No entanto, no meio do caminho, a partir de assédios que vieram ali da capital paranaense, ele mudou de ideia. Mas uma coisa é certa: o ‘Republicanos’ é pequeno para abrigar os dois. Sei que Pedro vem sendo um dos vereadores mais assediados por outros partidos, mas ainda não há definição sobre o futuro dele. E tem mais. Lendo o ‘Paçoca com Cebola’, um dos blogs políticos do Paraná, li que o governador Ratinho Junior (PSD) vem sendo sondado pelo ‘Republicanos’. A oferta seria uma possível candidatura a presidente. É o que o governador almeja. A notícia, conforme o blog, foi divulgada pela CNN.
RATINHO x REPUBLICANOS
Realmente, o caminho pode ser aberto para Ratinho Junior. E olha que na avaliação dele, o jornalista Claudio Osti temperou a paçoca com quantidade generosa de cebola picada. “Hoje o principal nome do Republicanos é o governador de São Paulo Tarcísio de Freitas que vem sendo convidado para ingressar no PL de Bolsonaro. Se isso se confirmar, abre a possibilidade para Ratinho ser candidato à presidência pelo Republicanos já que dificilmente as rusgas entre Bolsonaro e o dono nacional do atual partido de Ratinho, Gilberto Kassab (PSD) vão se amenizar. Kassab está na base dos aliados de Lula, tendo indicado dois ministros de estado. Por causa disso o ex-presidente Bolsonaro vetou alianças com o PSD”. Então tá! A coisa tá começando a ficar boa.
Leia outras notícias no Portal RSN.