União da Vitória se tornou o 100° município no Paraná a receber o certificado de adesão ao Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (Susaf/PR). A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) emite o documento, o órgão está vinculado à Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab). O município recebeu o título nesta terça (12), no Palácio Iguaçu, das mãos do governador Carlos Massa Ratinho Junior ao prefeito Bachir Abbas.
O Susaf/PR se aplica especialmente à agroindústria familiar e de pequeno porte. Assim, o certificado acaba com entraves burocráticos que impossibilitam que produtos alimentícios e derivados, reconhecidamente bons do ponto de vista higiênico-sanitário, sejam vendidos além dos limites locais. Com a adesão ao sistema, os municípios podem indicar as pequenas agroindústrias locais que cumprem com as normas sanitárias e que poderão ampliar as vendas para todo o território estadual.
AMPLIAÇÃO DE MERCADO
Até o fim de 2024, o Governo do Estado pretende certificar 200 municípios. De acordo com o governador Carlos Massa Ratinho Junior, o objetivo inclui garantir um maior valor agregado aos produtos da agroindústria familiar. Desse modo, haverá maior alcance de mercado, assegurando renda aos produtores.
Uma pessoa, por exemplo, que produz queijo, salame, cracóvia, mel, geleia e uma infinidade de produtos, e que muitas vezes só podia vender na cidade dela, agora com esse selo pode chegar às cidades vizinhas e a outras Regiões. Então é uma transformação especialmente na vida dos agricultores familiares, das pequenas cooperativas.
DESENVOLVIMENTO
Para o credenciamento no Susaf/PR, as agroindústrias precisam ter registro no Sistema de Inspeção Municipal (SIM). Dessa forma, o selo é concedido aos municípios ou consórcios intermunicipais que apresentem como atribuição o serviço de inspeção e que ele seja estruturado, garantindo que o produto é de qualidade.
Conforme as informações, em União da Vitória, os produtores já estão se organizando para acessar esse novo mercado. Atualmente, 17 agroindústrias têm o registro do SIM. Quatro delas já pediram a adesão ao Susaf/PR. Além disso, uma indústria leiteira prevê ampliar em seis vezes a produção. O objetivo é fornecer leite tipo A para a Região Metropolitana de Curitiba. Já uma fábrica de embutidos está investindo R$ 5 milhões para ampliar a capacidade de produção.
Leia outras notícias no Portal RSN.