Guarapuava é a mais nova cidade do Paraná com a certificação de Amiga da Pessoa Idosa. O título vem por meio do Programa Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Assim, o município se tornou 31ª cidade com a certificação no Paraná.
Agora o Paraná soma 31 cidades, o que significa 77,5% das 40 cidades certificadas em todo o Brasil. As outras ficam em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Na cerimônia de certificação de Guarapuava, o prefeito Celso Goes destacou a ajuda técnica do Governo do Estado e as ações envolvendo políticas para pessoas idosas.
Temos em andamento a obra do condomínio do idoso, com recursos do Estado, para construir 40 casas adaptadas que vão abrigar 80 pessoas. Também está em andamento a obra do complexo do idoso que possui capacidade para atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos.
A secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), Leandre Dal Ponte, reforçou a importância da certificação da cidade. “Este reconhecimento que Guarapuava recebe por parte da OMS não é apenas um título. É um chamado para continuarmos a trabalhar juntos, fortalecendo as relações de cuidado e inclusão que tornam nossas cidades um lar para todos”.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias (Aen), a meta da Semipi é tornar o Paraná o “primeiro estado amigo da pessoa idosa em âmbito mundial” com 100% das cidades certificadas. Atualmente, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado, o equivalente a 16% da população. A previsão é de que o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre até 2050.
Leia outras notícias no Portal RSN.