22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Casa de Passagem Indígena de Guarapuava é referência no estado

O local funciona 24 horas. O tempo de permanência é organizado com o calendário das lideranças indígenas das aldeias

A Casa de Passagem Indígena de Guarapuava se tornou uma referência em todo o estado. Inaugurada em outubro de 2023, o local tem funcionamento 24 horas. O tempo de permanência é organizado com o calendário das lideranças indígenas das aldeias, seguindo assim o fluxo do regimento interno.

De acordo com a Secretaria de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Guarapuava, a casa recebeu a visita de uma comitiva dos membros do Conselho Estadual de Segurança, Alimentar e Nutricional (Consea). A comitiva, com mais de 50 membros governamentais e da sociedade civil, trocou experiências sobre as atividades desenvolvidas.

A coordenadora da Casa de Passagem Indígena de Guarapuava, Cris Ellen, informou que “desde 2023, somamos mais de 115 atendimentos em nossa Casa de Passagem. Neste ano, desde janeiro, já recebemos inúmeras famílias aqui. A Casa de Passagem Indígena de Guarapuava, trabalha com objetivo principal de fomentar o artesanato e a cultura indígena da Região”.

Conforme as informações, a casa fica no bairro Bonsucesso e o espaço tem recursos próprios do município. O local conta com 240 metros quadrados, três banheiros acessíveis, três quartos, cozinha, amplo espaço para a convivência. Além disso, há um local para a exposição de trabalhos artesanais e para o atendimento de clientes, com instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança.

ATENDIMENTO

Segundo estudos da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads), os territórios que têm atendimento com maior frequência no espaço são dos municípios de Manoel Ribas com o território de Ivaí, o território de Marrecas em Turvo, e da cidade de Nova Laranjeiras o território de Rio das Cobras.

Por fim, o presidente do Consea Paraná relatou que “o bem-estar indígena, é muito importante. Inclusive, no ano passado realizamos um levantamento em todas as regionais, para identificar quais os problemas que estávamos encontrando em relação à questão da Casa de Passagem. E a questão da alimentação do indígena, o que estava sendo fornecido ou não, e também a alimentação escolar, direcionada para as escolas indígenas”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo