22/08/2023



Política

Impasse sobre a Agência do Trabalhador pode ser resolvido nesta semana

imagem-29945

O impasse que envolve a Agência do Trabalhador em Guarapuava pode ter um desfecho ainda nesta semana. A afirmação foi feita pelo presidente do Conselho Municipal do Trabalho Mauro Claudio Temoscho à RSN na tarde desta segunda-feira (05). Ele também é secretário municipal de Indústria e Comércio.

“Conversei muito com o Bernardo (deputado), fiz muitas ponderações sobre a importância da Agência do Trabalhador e ele vai conversar com o secretário Luiz Claudio Romanelli ainda nesta semana”, assegurou Temoscho. Questionado pela RSN se a intervenção de Bernardo Carli nesse processo deixa a Prefeitura mais flexível à renovação do convênio com o Estado, o que viabilizaria a continuidade da Agência em Guarapuava, Temoscho confirmou essa disposição. “Com certeza. Ainda nesta semana teremos boas notícias”, afirmou.

Na quinta-feira (01), o chefe do Escritório Regional da Secretaria do Trabalho, Emprego e Economia Solidária, Osdival Gomes da Costa e o deputado Cesar Filho estiveram em Curitiba e durante almoço com Romanelli retornaram com a resposta de que o Governo do Estado não vai assumir a totalidade do funcionamento da Agência. “O Estado já paga o aluguel, as contas de água, luz e telefone, cede alguns servidores. Os demais funcionários devem ser cedidos pela Prefeitura por meio de convênio”, disse Osdival Gomes da Costa.
“A Prefeitura tem se negado a renovar o convênio e quem perde com isso é Guarapuava. Vou conversar com o deputado Bernardo para somarmos forças e impedir que isso aconteça”, ponderou Cesar Filho.

A parceria entre o Estado e o Município está paralisada desde o início de 2011 quando a unidade chegou a ser fechada por falta dos estagiários municipais. Para resolver temporariamente a situação o Governo do Estado contratou estagiários e de lá para cá o atendimento está precário. A troca no sistema de informatização também contribui para a morosidade no atendimento. Sem funcionários, sem senhas para entrar no sistema e ainda o período de adaptação do sistema impedem a agilidade nos serviços. Nesta segunda-feira (05), por exemplo, as ligações telefônicas não estão sendo atendidas e apenas cinco senhas para atendimento externo estão sendo distribuídas.

SEM CHANCE
A possibilidade do Conselho Municipal do Trabalho e de entidades sindicais assumirem a gestão da Agência como foi divulgado nesta segunda-feira por um sindicalista foi descartada por Temoscho. “O Conselho apenas aconselha. O que houve foi uma reunião onde várias hipóteses foram levantadas, mas nada ficou definido”, disse Mauro Temoscho. Segundo o presidente do Conselho, os sindicatos são entidades privadas e estão impedidos legalmente de assumiu um órgão estatal.

 

Matéria relacionada:

 

Se Carli não renovar convênio a Agência do Trabalhador fecha, confirma SETCS

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo