Começa nesta segunda (1º) de abril o julgamento do senador Sergio Moro. Durante três dias, o ex-juiz da Operação Lava Jato senta no banco dos réus no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná. Para muitos, a expectativa é que ele perca o cargo de senador e fique inelegível por até oito anos. O julgamento vai começar às 14h.
A cassação está sendo prevista em duas ações. Uma delas movida pelo PT e outra pelo PL, partido do ex-presidente Bolsonaro. As acusações que pesam sobre Moro tratam caixa dois, utilização indevida de meios de comunicação social e abuso de poder econômico. Isso porque, em 2022, o ex-juiz queria se lançar à presidência da república pelo Podemos. No entanto, ele migrou para o União Brasil e se elegeu como senador.
De acordo com o PT e PL, Moro se aproveitou da estrutura e dos gastos, que não foram poucos, na pré-campanha pelo Podemos. Ele quis ganhar projeção. Assim sendo, o teto de gastos permitido para as campanhas ao Senado no Paraná acabou sendo estourado. Moro será julgado também na quarta (3) e na segunda (8).
Leia outras notícias no Portal RSN.