O Complexo Social Cidade do Idoso em Irati abriu as portas nesta quinta (4). O novo espaço no Centro de Tradições Willy Laars vai atender a terceira idade do município e também de toda a Região. O objetivo é envolver os idosos em um conjunto de atividades, que buscam o cuidado e a socialização, promovendo assim, o envelhecimento ativo da população.
O complexo de 3,8 mil metros quadrados conta com piscina, cancha de bocha, salas de pilates e de ginástica, com vestiários feminino e masculino. Além disso, há consultório médico e odontológico, banheiros adaptados, sala de reuniões, biblioteca, salas multiuso, salão para artesanato, jogos e refeições. O espaço também tem capela e outras estruturas, que vão atender a população idosa da cidade e de outros nove municípios da Região.
O espaço faz parte de iniciativas que buscam atender a necessidade da população, principalmente daqui há alguns anos. De acordo com o Censo 2022, 1,9 milhão de pessoas com 60 anos ou mais vivem no Estado atualmente, o equivalente a 16% da população. Sendo assim, o número é quase o dobro do registrado há 22 anos, quando essa faixa etária representava 8,4% dos moradores nos 399 municípios paranaenses.
Guarapuava também se prepara para futuro. O Centro de Convivência do Idoso chegou a 70% da obra, com a preparação de paredes, cerâmicas, rede elétrica, locais de hidromassagem, sanitários e instalação de vidros. O local vai ter capacidade para atender cerca de mil pessoas com mais de 60 anos. A estrutura contará com piscina aquecida, área para pilates, atividades físicas e esportes, espaço de cuidados com a beleza, meditação, de cursos e oficinas, um cinema, além de biblioteca.
PENSANDO NO FUTURO
Conforme o governador Carlos Massa Ratinho Junior espaços como a Cidade do Idoso e iniciativas como o Condomínio do Idoso, que deve alcançar 35 unidades, já preparam o Estado para a tendência de envelhecimento da população.
Estamos com uma série de políticas para as pessoas idosas, porque a tendência é que já em 2030 o Paraná tenha mais idosos do que crianças. Então temos que planejar agora essas políticas para que a população possa envelhecer com qualidade. Estamos construindo centros de convivência em outras cidades, mas a ideia é replicar este complexo de Irati no Estado todo.
O Governo do Paraná aplicou R$ 8,2 milhões, com recursos a fundo perdido do Estado e contrapartida do município. A Cidade do Idoso é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado das Cidades (Secid), e da Prefeitura de Irati.
COMPLEXO
A Secid também confirmou o repasse de recursos para o município adquirir um ônibus para o transporte das pessoas que participam das atividades na Cidade do Idoso. Inclusive, houve o lançamento da Olimpíada 60+ de Irati, competição que vai contar com diversas modalidades para essa faixa etária.
Leia outras notícias no Portal RSN.