Com o placar de 3 votos contra e apenas um a favor, o julgamento do senador Sergio Moro (União-PR) vai continuar nesta terça (9), no Tribunal Regional Federal (TRE-PR), após um novo pedido de vistas. Esta é a terceira sessão de julgamento das duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs). A partir das 14h de amanha (9), haverá a retomada do julgamento.
De acordo com as informações, até o momento, dos sete desembargadores da Corte, quatro votaram. Os desembargadores Luciano Carrasco Falavinha Souza, Guilherme Frederico Hernandes Denz e a desembargadora Claudia Cristina Cristofani votaram contra a cassação. Do outro lado, o desembargador José Rodrigo Sade votou a favor da cassação e pela inelegibilidade.
Ainda falta os votos dos desembargadores Julio Jacob Junior, Anderson Ricardo Fogaça e o presidente Sigurd Roberto Bengtsson. Moro e os suplentes, Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, respondem por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Desde o início do processo Moro tem negado as acusações.
As ações contra eles têm teor similar e tem julgamento em conjunto pela Corte. Qualquer que seja a decisão no tribunal paranaense, cabe recurso. No julgamento das ações, todos os membros da Corte votam, inclusive o presidente, porque o processo envolve possível perda de mandato. No entanto, em ações sem esse tipo de especificidade, o presidente só votaria em caso de empate.
Moro e os suplentes, Luis Felipe Cunha e Ricardo Augusto Guerra, respondem por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Desde o início do processo Moro negou as acusações. As ações contra eles têm teor similar e são julgadas em conjunto pela Corte. Por fim, qualquer que seja a decisão no tribunal paranaense, cabe recurso.
(*Com informações do G1)
Leia outras notícias no Portal RSN.