Guarapuava vai receber a visita de 11 pesquisadores internacionais, da Austrália e de Moçambique, para debater futuras parcerias. O encontro vai ocorrer na quarta (10) e na quinta (11) com uma programação para os pesquisadores na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). A programação inclui debates sobre inovação, transferência de tecnologia e mecanismos de financiamento.
Além disso, os participantes ainda vão falar sobre biodiversidade e serviços ecossistêmicos, genômica aplicada à agricultura, vulnerabilidade e adaptação de plantas às mudanças climáticas. Em seguida, haverá uma visita ao Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec) e ao Parque Municipal das Araucárias. O encontro, fruto de uma parceria com a Fundação Araucária, traz para Guarapuava novas perspectivas na área da pesquisa, não somente para o município, mas também para o Brasil.
Até porque também terá a visita de participantes da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e dois pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP).
PROGRAMAÇÃO
De acordo com David Livingstone, diretor do Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec), os pesquisadores brasileiros buscam parcerias para desenvolver diversas pesquisas voltadas para as áreas de genômica, de floresta, do agro e da saúde humana. “A gente tem vários interesses na área de diagnóstico, terapia na área de RNA, doenças degenerativas e na parte do agro. Vão ser dois dias e termina com uma visita a Foz de Iguaçu”.
Na quinta (11), os participantes conversarão sobre microbiologia e genômica do solo, genômica aplicada à saúde humana e ecologia vegetal. Entre os pesquisadores de renome, está o John Mattick da Universidade de Nova Gales do Sul de Sydnei da Austrália. Outros nomes de quatro universidades do mesmo país e da Universidade Licungo em Moçambique também vão estar presentes no encontro.
Ainda conforme o diretor, em 2022, ele e outros pesquisadores visitaram a Austrália para conhecer instituições e estabeleceram relações, a proposta era trazê-los para conhecer Guarapuava. “Este evento será para construir essas parcerias e depois divulgá-las”.
Leia outras notícias no Portal RSN.