Sábadão é o dia que muita gente aproveita para colocar as coisas em ordem, e também pode ser ideal para colocar em ordem o esquema vacinal. A chegada as temperaturas mais baixas, não dá para deixar de cuidar do sistema imunológico. Sendo assim, seis municípios da Região de Guarapuava prepararam o Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (13), das 8h às 17h.
Em Guarapuava, a ação vai ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde (Ubs’s) sem intervalo para almoço. Também haverá aplicação de doses no Centro Municipal de Vacinação, e na Unidade Escola da Unicentro, que fica dentro do Cedeteg. A Ubs do Distrito de Entre Rios está em reforma, então a vacinação ocorrerá no Colégio Estadual Dom Pedro I, que fica na rua Emílio Lack, 459.
OUTROS MUNICÍPIOS
Já em Turvo, a vacinação será das 9h às 12h e das 13h às 16h nas Ubs’s Iracy de Campos, Jardim Filadélfia, Saudade, Cachoeira dos Turcos, Passa Quatro e Faxinal da Boa Vista. Em Prudentópolis, será possível receber a dose das 8h às 17h, sendo que na área urbana todas as unidades de saúde estarão abertas. Mas na área rural estarão funcionando apenas as unidades de Tijuco Preto, Marcondes e Jaciaba. Assim como, a imunização ocorre das 8h às 17h em todos os postos de saúde de Irati. O município também vai disponibilizar vacinas da covid-19 e outros imunizantes.
Em Pitanga, a distribuição de doses vai ocorrer das 8h às 17h, no Centro de Eventos do Lago. Além de garantir a proteção contra a gripe, a Prefeitura de Pitanga promoverá uma programação especial para as crianças com brinquedos infláveis. Já em União da Vitória, todas as unidades de saúde estarão abertas das 8h às 12h e das 13h às 16h.
Para receber a dose do imunizante, o paciente precisa levar o documento pessoal, Cartão SUS e CPF, além da carteira de vacinas.
Confira abaixo os grupos prioritários:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Crianças indígenas de 6 meses a menores de 9 anos;
- Trabalhadores da Saúde;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Professores dos ensinos básico e superior;
- Povos indígenas;
- Idosos com 60 anos ou mais;
- Pessoas em situação de rua;
- Profissionais das forças de segurança e de salvamento;
- Profissionais das Forças Armadas;
- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);
- Pessoas com deficiência permanente;
- Caminhoneiros;
- Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);
- Trabalhadores portuários;
- Funcionários do sistema de privação de liberdade;
- População privada de liberdade, além de adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 e 21 anos).
Leia outras notícias no Portal RSN.