Um novo projeto em Guarapuava vai ter a pré-incubação de 31 ideias inovadoras. O Sebrae/PR e a Universidade Estadual do Centro Oeste (Unicentro), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), UniGuairacá Centro Universitário e Centro Universitário Campo Real estão juntos no programa. O propósito é amadurecer e validar os projetos dos participantes antes de serem encaminhados para incubação em uma das instituições parceiras.
De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Maísa Silvestrin, o propósito é equipar os empreendedores e acadêmicos com as ferramentas necessárias para desenvolverem os modelos de negócios. Visando assim prepará-los de forma eficaz para ingressarem em programas de incubação.
São 31 ideias inovadoras trabalhadas no momento. O objetivo é que entrem na incubação mais estruturadas e com chances de sucesso. Dessa forma, não ficam tanto tempo ocupando espaço físico das incubadoras e não correm o risco, por exemplo, de não serem validadas.
O programa consiste em cinco módulos, todos ministrados com a metodologia do Sebrae/PR. O primeiro encontro dos participantes ocorreu no início de abril. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer as ofertas de cada uma das instituições parceiras em termos de estrutura e incubação.
O empresário Fernando Gonçalves, juntamente com o sócio Carlos Karazinski, engenheiro elétrico, está entusiasmado com a participação no programa de pré-incubação. O projeto proposto pela dupla tem como objetivo resolver um problema significativo no mercado de energia. Eles buscam oferecer uma solução eficaz para a redução de custos com energia, ao mesmo tempo em que promove a conscientização ambiental entre as empresas.
A participação no programa de pré-incubação representa uma oportunidade única para desenvolver e validar o modelo de negócio de forma mais estruturada e assertiva
O último encontro está programado para junho, quando os participantes apresentarão os projetos para uma banca avaliadora. A avaliação será feita por representantes das instituições de ensino parceiras. Em seguida, se aprovado por mais de uma instituição, o participante terá a liberdade de escolher em qual delas vai incubar o projeto.
Leia outras notícias no Portal RSN.