O deputado Requião Filho (PDT) pegou uma carona no caso da mulher detida quando tentava sacar R$ 17 mil, numa agência bancária. Ela estava com o cadáver de um idoso em uma cadeira de rodas.
A partir dessa tentativa de golpe, o deputado apresentou Projeto de Lei prevendo a exigência da assinatura física dos idosos, em contratos de empréstimos. Aprovada na segunda (15) na Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, a proposta busca adaptar as práticas bancárias às necessidades dos idosos. Esse público, conforme Requião Filho, é alvo frequente de termos contratuais confusos ou enganosos.
O projeto também exige que as instituições financeiras entreguem aos idosos um resumo simplificado do contrato antes da assinatura. Além de uma cópia completa do contrato com fonte ampliada após a assinatura. Isso inclui detalhes como número de parcelas, valor total da dívida, e cláusulas sobre juros, multas e correção monetária em casos de atraso no pagamento.
Após ser aprovada pela comissão, a proposta encontra-se na Diretoria Legislativa da Alep e aguarda definição de uma data para ser debatida em plenário.
Leia outras notícias no Portal RSN.