22/08/2023


Blog da Cris

Requião Filho pega carona no caso do cadáver em banco

Requião Filho entra com PL que exige assinatura física de pessoas idosas para transações bancárias. Mulher usou morto pra dar golpe

Requiao Filho (Foto: Divulgação)

O deputado Requião Filho (PDT) pegou uma carona no caso da mulher detida quando tentava sacar R$ 17 mil, numa agência bancária. Ela estava com o cadáver de um idoso em uma cadeira de rodas.

A partir dessa tentativa de golpe, o deputado apresentou Projeto de Lei prevendo a exigência da assinatura física dos idosos, em contratos de empréstimos. Aprovada na segunda (15) na Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda, a proposta busca adaptar as práticas bancárias às necessidades dos idosos. Esse público, conforme Requião Filho, é alvo frequente de termos contratuais confusos ou enganosos.

O projeto também exige que as instituições financeiras entreguem aos idosos um resumo simplificado do contrato antes da assinatura. Além de uma cópia completa do contrato com fonte ampliada após a assinatura. Isso inclui detalhes como número de parcelas, valor total da dívida, e cláusulas sobre juros, multas e correção monetária em casos de atraso no pagamento.

Após ser aprovada pela comissão, a proposta encontra-se na Diretoria Legislativa da Alep e aguarda definição de uma data para ser debatida em plenário.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo