22/08/2023


Cotidiano Guarapuava Paraná

Bombeiros já receberam mais de 3 mil quilos de alimentos para o RS

O Paraná enviou mais de 190 toneladas de donativos, como alimentos não perecíveis, produtos de higiene pessoal e limpeza, água e telhas

Doações - Corpo de Bombeiros de Guarapuava (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)

O Corpo de Bombeiros de Guarapuava já recebeu doações de mais de três mil quilos de alimentos não perecíveis para o Rio Grande do Sul. Até esta segunda (6), a equipe contabilizou cerca de três mil litros de água e mais de 500 quilos de itens de higiene e materiais de limpeza. De acordo com a capitã da área operacional, Karen Pedrosa Pulga, as doações estão concentradas no posto Primavera dos Bombeiros.

Também recebemos uma grande carga de papel higiênico. Está chegando bastante coisa e estamos em uma força tarefa para contabilizarmos tudo. As doações podem ser enviadas até quarta (8).

Além das doações, o 12º Grupamento de Bombeiros enviou dois profissionais para ajudarem as vítimas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. O terceiro sargento Fábio Gustavo Sischdorn e o cabo Douglas Rudiak saíram de Guarapuava para colaborar na força tarefa.

PARANÁ

O Paraná enviou na manhã desta segunda (6) mais de 190 toneladas de donativos às vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul. São alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, materiais de limpeza, água e telhas arrecadados.

O Estado também encaminhou 800 colchões e kits com cobertores e travesseiros cedidos pela Defesa Civil do Paraná e 1,5 mil caixas de copos de água doadas pela Sanepar. Além disso, há um caminhão carregado de colchões e kits dormitórios e outro com água. Uma carreta leva exclusivamente cerca de 30 toneladas de telhas, que vão ajudar na reconstrução das casas destruídas pelas tempestades nas Regiões mais críticas do Rio Grande do Sul.

Os outros 12 caminhões, com cerca de 160 toneladas no total, levam itens diversos, entre alimentos, produtos de limpeza e itens de higiene. De acordo com o coordenador estadual da Defesa Civil, o tenente-coronel Fernando Raimundo Schünig, os caminhões têm como destino as bases logísticas da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre e Santa Cruz do Sul. Nos locais, haverá a distribuição dos materiais e alimentos para as cidades que mais precisam.

É importante que a população siga se mobilizando. Continuamos fazendo o recolhimento das doações em todo o Estado e faremos novas remessas ao longo dos próximos dias.

COMO AJUDAR

As doações da campanha SOS RS podem ser feitas nos quartéis do Corpo de Bombeiros e nas sedes das Brigadas Comunitárias. Em Guarapuava, a comunidade pode entregar na rua João Fortkamp, 870, no bairro Primavera. Os Correios também aceitam doações, mas somente de roupas, calçados e alimentos não perecíveis.

A Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) também é um ponto de coleta, no câmpus Santa Cruz e em Irati, as doações podem ser entregues no Hall de entrada do Câmpus. Já no câmpus Cedeteg, basta deixar no hall da Direção de Câmpus.

MOBILIZAÇÃO

A ajuda do Governo do Paraná à população afetada pelos desastres climáticos no Rio Grande do Sul ocorre em várias frentes. Uma equipe com 32 integrantes do Corpo de Bombeiros do Paraná está ajudando nos resgates. Uma aeronave do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas também auxilia nesse trabalho. A força-tarefa já executou 786 salvamentos.

No domingo (5), um avião da Casa Militar do Governo do Paraná levou bolsas de nutrição parental (NPT) às crianças internadas em hospitais de Santa Maria e Santiago, no Rio Grande do Sul.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Vallery Nascimento

Jornalista

Jornalista formada desde 2022 pelo Centro Universitário Internacional - Uninter. Além do amor pela comunicação, ela também é graduada em Letras com habilitação em inglês. Apresenta o Giro RSN de segunda a sexta, às 18h nas redes sociais do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo