A Prefeitura de Guarapuava assinou o Termo de Fomento e o Instituto para Pesquisa do Câncer de Guarapuava (Ipec) terá R$ 1 milhão para estudo do câncer. O Ipec fará um estudo de sequenciamento genético, que tem o objetivo de gerar dados genéticos de uma subamostra da população.
De acordo com o prefeito Celso Góes, o objetivo não é apenas tratar o câncer quando ele surge. “Nós vamos trabalhar incansavelmente para evitar que ele se desenvolva. Investir em pesquisa é investir no futuro de nossa comunidade, é garantir que as próximas gerações tenham acesso a tratamentos mais eficazes”.
O estudo busca gerar dados genéticos de uma subamostra da população paranaense, especificamente residentes em Guarapuava. O sequenciamento do DNA genômico será a base para criar estratégias de Medicina Preventiva. Isso vai fornecer suporte ao diagnóstico genético de pacientes do Hospital São Vicente de Paulo, em Guarapuava.
Conforme o presidente e pesquisador do Ipec, Vinicius Traiano, a luta contra o câncer é complexa. “Muitos aqui conhecem sua dificuldade. Em Guarapuava, com o apoio da Prefeitura, poderemos oferecer tecnologia avançada, como o mapeamento genético, que é uma coisa que poucos têm acesso”.
Parte do recurso vai para o Programa Genomas Paraná, onde os pesquisadores do instituto conduzem um projeto de pesquisa. Nela, o objetivo é compreender as características da população do Paraná, considerando saúde, ambiente, estilo de vida, histórico familiar e perfil genético.
Leia outras notícias no Portal RSN.