Professores e técnicos universitários de todo o Paraná se reuniram nesta terça-feira (13), em Curitiba, para um ato público em frente à Seti (Secretaria daCiência, Tecnologia e Ensino Superior) por melhores condições de trabalho. A mobilização ocorreu a partir das 9 horas.
Docentes e técnicos reivindicam ao governo do estado a reestruturação das carreiras funcionais, o fim da lista tríplice e o retorno do voto paritário na escolha dos reitores e diretores das universidades e faculdades estaduais. O grupo também pede gratificação de saúde para docentes, auxílio transporte, jornada de trinta horas para trabalhadores da saúde e a contratação de novos profissionais para atender a demanda.
Eder Rossato, presidente do Sinteemar (Sindicado dos Trabalhadores em Ensino de Maringá), explica que os manifestantes socilitaram uma audiência com o secretário de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alípio Leal Neto, para debater os problemas e apresentar as reivindicações.
A manifestação está composta por professores e técnicos ligados aos cinco sindicatos da categoria no Paraná: Sinteemar; Sintespo (Sindicato dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino Superior de Ponta Grossa); Sintesu (Sindicato dos Trabalhadores da Unicentro), de Guarapuava; Sinteoeste (Sindicato dos Trabalhadores em Esabelecimentos de Ensino Superior do Oeste do Paraná), de Cascavel e o Assuel (Sindicato dos Servidores Públicos Técnico-Administrativos da Universidade Estadual de Londrina).
Também participaram manifestantes das faculdades de Cornélio Procópio, Paranavaí, Campo Mourão, Paranaguá, entre outras.