22/08/2023



Política

Aumento de vereadores será discutido em audiência pública em Prudentópolis

A Câmara de Vereadores de Prudentópolis realiza na próxima sexta-feira (16) uma audiência pública para discutir a possível ampliação do número de vereadores para a próxima legislatura. O assunto vai ser colocado em discussão com a comunidade a partir das 19h30 nas dependências da Câmara Municipal.

Segundo o presidente do Legislativo, vereador Canderoi Mainardes Filho, o objetivo é expor à comunidade a possibilidade de se ampliar o número de cadeiras para a próxima legislatura, conforme prevê a Emenda Constitucional número 058/2009, de 23 de setembro de 2009, a qual alterou a redação do Inciso IV do Caput do Artigo 29 e 29-A, da Constituição Federal, e que trata das disposições relativas à composição das Câmaras Municipais. Ela fixa o número de vereadores, de acordo com a quantidade de habitantes de cada município.

“Conforme levantamento feito pelo Censo Demográfico do IBGE, em 2010, foi constatada a presença populacional em Prudentópolis de 48.793 habitantes. Desta forma, conforme o Artigo 29, em seu Inciso IV, para composição das câmaras municipais, será observado o limite máximo de 13 vereadores, nos municípios com mais de trinta mil habitantes e de até 50 mil habitantes”, explica Canderoi Mainardes Filho.

Conforme o presidente da C6amara, a ampliação do número de integrantes no Poder Legislativo, nada mais é do que uma forma de a população ter mais vez e voz. “Prudentópolis é um dos municípios com maior extensão territorial do Paraná e, por isso, precisamos de mais representantes de localidades interioranas para falar e reivindicar por essa parcela da população”, destacou.

“Os eleitores dessas comunidades precisam se mobilizar e se unir para trabalhar para eleger o seu vereador, o qual lutará por mais programas, recursos e melhorias à região de origem. O cidadão deve participar efetivamente dos movimentos e ações de seu município, buscando valer seus direitos. A valorização do voto é um dos principais pontos que se deve trabalhar a partir de agora. Eleger pessoas conscientes, que querem o bem estar de nossa população é prioritário para se ter uma câmara atuante e com bons vereadores”, completou Canderoi.

Para o aumento no número de cadeiras passar a valer legalmente para as eleições municipais de outubro de 2012, é necessária a votação de um Projeto de Emenda à Lei Orgânica Municipal, a qual vai incluir o Parágrafo 2º. no Inciso VI, do Artigo 13 da referida legislação. São duas votações, em primeiro e segundo turnos, necessitando obter aprovação de dois terços dos vereadores componentes da câmara. A audiência visa expor a questão ao público e ouvir sua opinião. No entanto, a matéria será proposta à deliberação plenária, com os legisladores opinando e votando para decidir sobre a matéria, em data subseqüente à audiência.

“Há necessidade de aprovação da lei um ano antes do pleito municipal, para que possa vigorar, portanto, até o mês de outubro. Vale lembrar que a composição de nossa Câmara já teve 13 vereadores em legislaturas anteriores, sendo reduzida após alteração constitucional, para nove e, ampliando para dez, número atual”, conclui Canderoi Mainardes Filho.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo