A diversificação de atividades na agricultura familiar desenvolve mais um alternativa. O projeto ‘ O Encanto das Abelhas’, criado em 2023, prevê a implantação de mais de 1 mil colmeias, distribuídas entre 100 famílias de agricultores.
De acordo com o prefeito Rodrigo Rossoni, para isso, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, já capacitou os envolvidos e entregou caixas de abelhas. “Cada produtor recebe também uma ajuda de custo mensal de R$ 120”. Cada família recebeu oito colmeias padrão ‘langstroth’ com oito melgueiras e dois núcleos de captura. Tudo de graça.
Além de gerar mais renda ao agricultor a partir da venda do mel e produtos derivados, Bituruna tem outras preocupações. A agroindustrialização transforma o produto ‘in natura’ em própolis, geleia real, cera de abelha, entre outros.
E muito mais do que isso. Com o ambiente propício, há a polinização no caminho entre a floresta e a colmeia, impactando positivamente nas questões ecológica, econômica e social.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, quando se analisa a apicultura de cada um dos 399 municípios do Paraná, constata-se que Bituruna já vinha produzindo 120 toneladas, ficando em terceiro lugar no Estado.
Leia outras notícias no Portal RSN.