22/08/2023



Política

Cesar Filho apresenta projetos realizados pelo Instituto Dom Bosco de Guarapuava

imagem-30306

O deputado Cesar Silvestri Filho (PPS) e o padre Dácio Bona, que está desenvolvendo projetos sociais no Instituto Educacional Dom Bosco, em Guarapuava, estiveram esta semana com a secretária de Estado da Família e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa. O objetivo da reunião foi apresentar os trabalhos realizados pela entidade em bairros como a Vila Carli, o Jardim das Américas e Paz e Bem, em Guarapuava, e ainda viabilizar parcerias com o Governo Estadual que permitam a manutenção dos projetos.

Atualmente, são atendidas cerca de 400 crianças e adolescentes, trabalho que também é estendido aos pais e familiares. “Não adianta só pensar na criança e no adolescente e não trabalhar o contexto em que ele vive”, argumentou Padre Dácio.

Para atender a este público, que freqüenta desde atividades de formação pessoal até cursos de qualificação profissional – a partir dos 14 anos – Padre Dácio conta com uma equipe de 25 profissionais, sendo que 20 são funcionários da instituição e cinco são estagiários cedidos pela Prefeitura de Guarapuava. “Em virtude do perfil do nosso trabalho, é fundamental o apoio dos órgãos públicos, da comunidade e da sociedade civil. Sem essa rede, o trabalho se torna inviável”, comentou.

Entre os adolescentes atendidos, 15 vagas do projeto são disponibilizadas àqueles que estão em conflito com a lei e que, por determinação judicial, precisam cumprir medidas socioeducativas em meio aberto.

Oficinas

Os participantes com até 14 anos podem participar das oficinas de musicalização, violão, artesanato, xadrez, recreação orientada e iniciação à informática e digitalização.

A partir dos 14, há oficinas de pré-profissionalização, como informática, espanhol e violão. Os adolescentes que têm entre 15 e 18 anos podem freqüentar cursos de capacitação como panificação, marcenaria e auxiliar administrativo. “Queremos implantar, ainda este ano, cursos de costura industrial e mecânica e elétrica automotiva, para pais e familiares desses adolescentes”, contou o religioso.

Todo o trabalho tem como linha pedagógica o sistema preventivo de Dom Bosco, que é baseado no tripé amor, razão e religião. “É um modelo que segue o atendimento especial à criança e ao adolescente, como sujeito de desenvolvimento integral. Há 180 anos, Dom Bosco já colocava em prática o que o Estatuto da Criança e do Adolescente exige hoje no Brasil”, enfatizou.

Projeto

A secretária Fernanda Richa orientou o Padre Dácio a apresentar seu projeto ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cedca-PR) para obter recursos do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) estadual. Além disso, colocou a equipe da Secretaria da Família para orientar o religioso na elaboração dos projetos.

Padre Dácio lembrou que o FIA – seja em nível estadual, federal ou municipal – é uma importante fonte de captação de recursos para entidades, mas ainda desconhecido da grande maioria da população. “As pessoas não sabem que podem doar parte do imposto de renda devido para obras e ações sociais destinadas ao público infanto-juvenil”, destacou. Pessoas físicas podem doar até 6% do imposto devido. Já empresas podem destinar 1% deste valor.

Crédito foto: Rogério Machado/Seds

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo