Quão poderosas podem ser as notas musicais para a alma e para melhorar a saúde mental. Pensando em trazer mais alegria e melhorar o dia das pessoas, o projeto ‘Notas para a Vida’ mudou o semblante dos pacientes do Novo Hospital Santa Tereza em Guarapuava.
Com um repertório que encanta e um piano, o músico Jair Marcelo Petry, fundador do projeto e da Associação ‘Notas para a Vida’, passou por todas as alas do hospital. A intenção era levar música e acolhimento para os pacientes. Não importava o lugar, o músico cantou para as pessoas no centro cirúrgico, na ante-sala, em frente à UTI. E até no corredor, onde os acompanhantes também podiam curtir a apresentação ao vivo.
Em cada lugar que vou vejo o quanto é fundamental doar carinho e calor humano, mesmo em pequenas porções, com qualidade, com atenção e desprendimento. Dar e receber! Estas são duas máximas onde compreendemos que na passagem por esta vida sozinhos somos muito pouco. Então, tudo faz mais sentido quando nos importamos com o outro.
A ideia é que os pacientes sejam envolvidos em canções que trazem mais esperança, mostrando que há uma luz no fim do túnel. Além de hospitais, Jair também leva o ‘Notas para a Vida’ para maternidades, lar de idosos, casas para tratamentos psiquiátricos e recuperação de dependentes. Como também escolas, orfanatos e lares para crianças também participam. Incluindo centros de acolhimento, saúde, educação e qualidade de vida para pessoas com necessidades especiais assim como lares para mães e filhos sob proteção e sigilo permanentes.
O projeto percorre diversas cidades do Paraná e também de Santa Catarina e totalizou mais de 20 cidades atendidas. Quem ouve também recebe um cartão com várias mensagens de coragem, fé e vida. Desde 2018 até agora, o projeto somou mais de 850 ações, 80 instituições atendidas e mais de 17 mil minutos de músicas executadas ao piano. Por fim, a previsão é que Guarapuava receba novamente o projeto em agosto.
Leia outras notícias no Portal RSN.