A música tradicionalista perde um dos ícones da Região. A voz do poeta, trovador, compositor, cantor, Nelson Nunes Charrua, morador de Pinhão, se calou na manhã desta quinta (13). De acordo com o filho dele, Nelsinho, Charrua estava internado no Novo Hospital SantaTereza, com complicações causadas pelo descontrole do diabetes. Na manhã de hoje ele teve um parada cardiorrespiratória irreversível.
Conforme a família, o velório está ocorrendo desde às 9h na Igreja Quadrangular de Pinhão. O corpo será sepultado nesta sexta (14), às 9h no Cemitério Central da cidade. Apesar da ausência física, Nelson Charrua será imortalizado pelo legado que deixa.
O ‘taura’ nascido na cidade gaúcha de Iraí, criado em Santana do Livramento, também no Rio Grande Sul, era um pinhãoense por adoção. Topógrafo, militar da reserva, há mais de 40 anos chegou no município vizinho de Guarapuava e lá constituiu família.
Casado, com um casal de filhos (Nelsinho e Soraia), encontrar com Nelson Charrua pelas ruas da cidade era ver o típico gaúcho. “Ele sempre andava pilchado e encontrou em Pinhão um pedaço do Rio Grande do Sul. Trouxe uma mescla da cultura tradicionalista”.
De acordo com Ricardo Caldas, amigo do artista, de Uraí, ele assimilou a cultura dos índios charruas que vivem na Região das Missões. “Já de Santana do Livramento, ele trouxe a influência da música uruguaia. Com essa mistura ele criou uma identidade própria”.
ENTRE MICROFONES E PALCOS
Com passagens pela extinta Rádio Cacique em Guarapuava onde ancorava o programa ‘Galpão do Charrua’, o tradicionalista atuou com outros nomes. Entre estes, os falecidos Ivan Taborda e Valmor Garcia. Além de Crioulo Batista e outros ícones desse gênero musical. Deixou CD e vídeos gravados e, principalmente, um exemplo vivo de uma vida dedicada à família, à música e aos amigos.
“Um dia meu pai me disse que ele era um gaúcho pobre. Que não deixaria herança, apenas o nome dele. Então digo que meu pai era um amante da música. Uma pessoa honesta, alegre. Um gaúcho de gostava da cancha reta das corridas de cavalo. Um trovador, poeta, um artista completo que se tornou referência do tradicionalismo na Região”.
A morte de Nelson Charrua desperta a comoção nas redes sociais. Blogs também destacam a ‘passagem’ dele com pesar. *Veja um vídeo caseiro gravado por Nelson Charrua. *Ouça também uma faixa do ‘Amanhecer na Querência’, na voz de Nelson Charrua.
Leia outras notícias no Portal RSN