Guarapuava já concluiu a instalação das 120 câmeras de segurança previstas pelo projeto ‘Cidade Monitorada’. Agora encontra-se em fase de conclusão a Central de Controle Operacional (CCO). A obra está com 99% de execução. “As equipes trabalham na fase final do sistema de energia e de internet do local”. Construída pela ‘Ilumina Guarapuava’ ali onde funcionava o antigo Parque de Máquinas da Prefeitura, essa central tem a parceria entre o município, e as polícias Rodoviária Federal, Militar e Civil.
Conforme essa parceria, também encontram-se instalados equipamentos com o recurso LPR (do inglês “License Plate Recognition”, ou Reconhecimento de Placas de Veículos). A entrega do Centro está prevista para julho próximo. Algumas dessas câmeras, com a tecnologia Speed Dome (modelos que possuem zoom óptico e se movimentam por 360º), por exemplo, possuem controle de forma remota. Ou seja, por meio da central de vídeomonitoramento. Esse modelo de câmera encontra-se em praças, parques e pontos estratégicos. Prioriza uma captação focada em detalhes e em modo noturno, capturando imagens com mais qualidade.
Por meio desse sistema integrado de câmeras de vigilância e monitoramento, a cidade terá uma cobertura abrangente, conforme pontua o prefeito Celso Góes (CD). É na gestão dele que o projeto tem continuidade. “Com isso, será permitida a identificação de situações suspeitas, prevenção de delitos e uma resposta mais rápida a incidentes”.
PONTOS ESTRATÉGICOS
A conexão da CCO é direta com as câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. A definição dos locais ocorreu a partir de mapeamento e análise da equipe da Secretaria Municipal de Planejamento. Essas câmeras integram a Parceria Público Privada (PPP) com a empresa ‘Ilumina Guarapuava’. Responsável pela modernização da iluminação da cidade, de acordo com a Prefeitura, hoje 100% das lâmpadas são em LED.
De acordo com o projeto da PPP, mais de 23 mil luminárias encontram-se substituídas promovendo maior luminosidade nas ruas e calçadas. Além disso, a economia gerada nas contas públicas soma R$ 4,5 milhões por ano. Implantada em dezembro de 2019, ainda na gestão do ex-prefeito Cesar Silvestri Filho (PP), a parceria colocou Guarapuava como a primeira cidade do Paraná a fazer uma PPP de iluminação pública.
Tratou-se de um contraponto entre o tradicional e o moderno. Isso porque a PPP foi firmada na semana em que o município comemorou 200 anos. Conforme o projeto, além da segurança à população, a PPP promove a redução mensal na emissão de 602,4 toneladas de CO na atmosfera.
Leia outras notícias no Portal RSN.