Agência Brasil – Com a assinatura de 191 deputados, a Frente Parlamentar em Defesa do Voto Aberto será lançada na próxima terça-feira (20), às 16h, no Salão Nobre da Câmara. Um dos principais articuladores da frente, o deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que o objetivo é pressionar a Câmara a votar a proposta de emenda à Constituição que institui o voto aberto no Parlamento.
“A população tem o direito de saber como vota o seu parlamentar em relação a todas as matérias. Em nome do interesse público, da democracia, da transparência e do respeito à cidadania brasileira, não dá mais para prorrogar essa votação”, disse Ivan Valente.
Segundo o parlamentar paulista, a frente vai trabalhar para que o presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), inclua na pauta de votação, em segundo turno, a PEC que institui o voto aberto. A proposta aguarda a votação em segundo turno desde setembro de 2006, quando foi aprovada em primeiro turno por unanimidade.
Foram convidados para o lançamento da frente representantes do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), entre outras entidades.
Guarapuava
A Câmara de Vereadores de Guarapuava debate e vota na sessão desta segunda-feira (19) o retorno da votação aberta. Trata-se do Projeto de Resolução 02/2010, de autoria do vereador Nélio Gomes da Costa (PSDB) que tramita no Legislativo Municipal desde 6 de abril de 2010.
O vereador “tucano” propõe que a Resolução 08/2008, que instituiu a votação secreta, seja revogada. Em dezembro de 2008 uma das últimas matérias votadas pela Câmara foi justamente a instituição do voto secreto.