A queijaria Bella Luz de Guarapuava voltou a ser premiada em Concurso Nacional. Desta vez com medalha de prata para o Queijo Colonial ao Vinho. A premiação ocorreu em Blumenau/SC durante o VII Prêmio Queijo Brasil. De acordo com as informações, foi o maior concurso nacional de queijos do Brasil, com 1.542 queijos inscritos.
Essa não é a primeira vez que a queijaria guarapuavana recebe um prêmio. Em abril deste ano, a queijaria conquistou o selo de ouro de queijo colonial no Mundial de Queijos do Brasil 2024. Havia 1.800 produtos inscritos na categoria e 10 países concorrendo.
Dessa vez, o casal Jeferson de Oliveira e Veridiane Gunha – proprietários da agroindústria familiar que fica no Distrito da Palmeirinha – disse que se trata de um reconhecimento da qualidade do queijo produzido em Guarapuava.
Cada dia mais, estamos trabalhando para melhorar a qualidade, fazendo cursos técnicos. Nosso queijo tem um sabor único que ninguém consegue fazer igual.
Conforme Jeferson, a Secretaria da Agricultura da Prefeitura de Guarapuava levou o queijo para participar do concurso. Quem representou a quejaria foi a sogra do Jeferson, D. Ana, acompanhada de representantes da secretaria. “Queremos participar cada vez mais dos concursos para mostrar para Guarapuava e Região que nossa cidade tem queijo de qualidade”.
QUEIJO PARANÁ
E os empreendedores já estão de olho para participar do Prêmio Queijos do Paraná, que já tem a segunda edição agendada e abrirá inscrições no dia 18 de setembro. Nesta mesma data, a comissão organizadora vai divulgar as novas regras da competição e anunciar novas categorias para a premiação.
A premiação dos vencedores está prevista para 2025, com programação que vai de eventos técnicos, palestras e feiras com produtores de todo o Paraná. Uma das novidades é o ‘Concurso Excelência em Muçarela’, que vai julgar o melhor queijo como ingrediente de uma pizza. Características técnicas, como elasticidade, derretimento e fatibilidade do produto, serão critérios de avaliação.
Atualmente, o Paraná ocupa a posição de segundo maior produtor de leite do Brasil, conforme os dados de 2023 do Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). Dos cerca de 13 milhões de litros de leite produzidos diariamente no Estado, os produtores destinam 6 milhões à fabricação de queijos.
Leia outras notícias no Portal RSN.