A Prefeitura de Foz do Jordão instaurou no último dia 15 de setembro uma sindicância para investigar um incêndio ocorrido em uma patrola do Município. Adquirido pela administração em 2007 por R$ 389 mil, o veículo incendiou e não tinha seguro.
A Comissão de Sindicância, determinada pelo prefeito Anildo Alves da Silva (PMDB), constituída através do decreto 158/2011, de 13/09/2011, e publicada no Diário Oficial do município em 15/09/2011, na edição 3183, é composta pelos servidores Francisco Gilmar Rodrigues de Oliveira (mecânico), Vanderlei dos Santos (motorista), e por Jorge Luis Diesel, que ocupa o cargo de técnico tributário e é o presidente da comissão.
De acordo com o decreto, a Comissão de Sindicância é destinada a apurar as causas do incêndio na motoniveladora New Holland, ocorrido na data de 27/08/2011, bem como identificr os responsáveis. Os trabalhos da comissão devem ter sido iniciados ontem (19), três dias após a publicação do decreto no Diário Oficial, e tem 15 dias para concluir os trabalhos. O prazo não poderá ser prorrogado.
O incêndio
A motoniveladora (patrola) pegou fogo no dia 27/08/2011 (sábado a tarde) enquanto o operador da máquina estava realizando trabalhos de cascalhamento na localidade de Xaxim.
Vídeo
Um vídeo postado no Youtube (veja em anexo parte) mostra dois homens, o vereador Divonsir Mendes e o funcionário público do setor de transportes de nome Edson (boca), tentando apagar o incêndio. Eles não usam qualquer equipamento de proteção e se expõem a riscos ao tentar conter as chamas.
No vídeo, até mesmo o cinegrafista chama a atenção do “Boca” sobre o perigo de o tanque de combustíveis da máquina explodir. O funcionário sobe de calção e camiseta sobre o tanque em chamas, sem nenhum equipamento de proteção, para jogar água e resfriar o local.
A máquina
A motoniveladora foi adquirida pela Prefeitura de Foz do Jordão em setembro de 2007 pelo valor de R$ 389 mil. O veículo danificado pelo incêndio está coberto com uma lona nas proximidades do prédio da Prefeitura.
Confira o vídeo: