22/08/2023
Em Alta Mundo

Apagão Cibernético afeta serviços em Guarapuava

Apagão causou interrupções em aplicativos bancários e atrasos e cancelamentos de voos nesta sexta (19). Empresa trabalha para solucionar problema

Se você teve atraso no voo ou tentou utilizar os aplicativos de agências bancárias hoje (19), provavelmente também teve dificuldades em acessar esses serviços. Isso porque todo o mundo foi afetados pelo apagão cibernético global, causado pela empresa de segurança cibernética CrowdStrike.

De acordo com a Agência Brasil, aeroportos ao redor do mundo relataram interrupções nos serviços de reservas, resultando no atraso de alguns voos. Os aplicativos bancários também tiveram falhas no processamento. Segundo o CEO da Crowdstrike, George Kurtz, o apagão ocorreu devido a uma atualização para computadores com o sistema operacional Windows. Trata-se de sistema da Microsoft, relacionado ao sensor Falcon. Kurtz confirmou que o problema já passa por correção.

As companhias aéreas ainda enfrentam dificuldades com o acesso às reservas de voos. No aeroporto de Guarapuava, o voo está atrasado em cerca de uma hora, informou um passageiro ao Portal RSN. Isso porque os voos da Azul Companhia Área foram impactos pelo apagão cibernético em Campinas/SP, origem do voo para Guarapuava.

Por isso, recomenda-se que os clientes com voos agendados, que ainda não fizeram o ‘check-in’, cheguem mais cedo ao aeroporto e procurem o atendimento para evitar problemas. Para os usuários dos bancos on-line, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) a grande maioria das instituições bancárias já tiveram os serviços normalizados e a promessa e que até o fim do dia tudo volte ao normal.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.