O Paraná tem 1.454 trabalhadores afastados por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Destes, mais de 90% recebem benefícios como aposentadoria por invalidez e amparos sociais. A partir deste cenário, a deputada estadual Cristina Silvestri (PSDB), com apoio dos deputados Márcia Huçulak (PSD) e Tercílio Turini (MDB), propuseram um projeto de lei que agendou uma semana no mês de agosto para conscientização e prevenção da doença.
No início de agosto, dos dias 6 a 9, vários municípios paranaenses iluminarão os prédios públicos com lâmpadas da cor azul para marcar a Semana de Enfrentamento e Conscientização sobre a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), Asma e Tabagismo. Além disso, várias cidades vão receber palestras e mutirões de espirometria.
De acordo com a programação, os profissionais oferecerão gratuitamente o exame de função pulmonar em Curitiba (6) no Centro Curitibano de Atenção Especializada. Em Londrina (7), no Hospital Universitário da UEL. E por fim, em Guarapuava (9), no calçadão da Rua XV de Novembro.
A programação foi feita pelo mandato da deputada Cristina Silvestri em parceria com a Associação Paranaense de Pneumologia e Tisiologia (APPT). Além disso, a vice-presidente da APPT, Lêda Maria Rabelo, fará a abertura oficial da semana. Será um pronunciamento no Grande Expediente da sessão plenária da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) no dia 5 de agosto, às 14h30.
DADOS
De acordo com a deputada estadual Cristina Silvestri, o Paraná é o quarto estado que mais afasta trabalhadores por DPOC no Brasil. A asma afeta cerca de 450 mil paranaenses e causa mortes prematuras.
Só no ano passado, o Brasil registrou 54.550 internações e 3.350 mortes devido à DPOC, com uma taxa de mortalidade superior a 6,14%. Estima-se ainda que cerca de 12% da população adulta brasileira tenha DPOC. Enquanto a asma afeta aproximadamente 340 milhões de pessoas no mundo, 20 milhões no Brasil e 453 mil no Paraná.
Leia outras notícias no Portal RSN.