“Não sou um aventureiro. Sou um guarapuavano”. A frase do candidato a prefeito de Guarapuava, o ruralista Denilson Baitala (PL), na convenção desta quinta (1), soou como uma reação. Se trata de uma resposta ao que foi dito na convenção que homologou a candidatura à reeleição do prefeito Celso Góes. Na ocasião, o ex-prefeito Cesar Filho afirmou que o adversário de Góes é o PT e que as demais candidaturas “são aventureiras”. Mas a frase repetida em todos os discursos na noite desta quinta de que ‘Guarapuava merece mais’ antecipa o viés da campanha.
As convenções dos partidos coligados (PSD, PRB, Podemos e PL) começaram às 16h e se estenderam até por volta das 21h. Lá estava, além dos deputados Artagão Junior e Rodrigo Estacho, o superintendente da Casa Civil, Chico Martins, que representou o governador Ratinho Junior. Presidentes dos partidos coligados, Leonardo Mattos Leão e Aragão de Mattos Leão Neto, além de mais de 500 pessoas, segundo avaliação da coordenação, lotaram a Casa da Serra, somente durante o encontro político.
Se a expectativa das últimas horas, era saber quem ocuparia a vaga de vice, o Portal RSN teve acesso à informação tão logo ficou decidido. A vereadora Rosângela Virmond aceitou o convite feito pelos deputados Artagão Júnior e Rodrigo Estacho e ocupa a vaga na chapa majoritária.
CRÍTICAS
Durante os pronunciamentos, as críticas à atual gestão pautaram a noite. “Conchavos, libertação das amarras,”, entre outros termos foram repetidos intensamente. Artagão Junior também citou obras executadas na cidade com recursos do Governo do Estado e intermediados por ele junto ao governador.
Provocado pelo ex-prefeito Vitor Hugo Burko, em vídeo gravado por ele, os pronunciamentos também enfatizaram a necessidade de uma administração voltada a quem mais precisa da administração pública. Ou seja, a população de baixo poder aquisitivo. Em nenhuma momento o agronegócio surgiu nos pronunciamentos.
Entre vídeos de apoio gravados pelo governador Ratinho Junior e por secretários de Estado, como Norberto Ortigara, Marcio Nunes e Beto Preto, o destaque ficou por conta do governador. Ele ratificou a proposta e que a população vai estar no centro das atenções. “O Baitala tem um compromisso com a cidade, com as pessoas”. Aliás, uma gestão humanizada, voltada para quem mais precisa, foi outro mote dos discursos.
Leia outras notícias no Portal RSN.