22/08/2023

Profissionais do rádio comemoram o Dia do Radialista

Hoje, 21 de setembro, os profissionais do rádio, acostumados a mandar abraços através dos microfones, recebem neste dia os cumprimentos pelo Dia do Radialista.

Em Guarapuava são 42 vozes que informam, divertem e emocionam toda a população. Há 27 anos na carreira, o radialista Tonico de Oliveira destaca que a magia do rádio faz com que o radialista mexa com o imaginário de cada um. "Entramos no lar de cada pessoa apenas com a nossa voz, por isso mexemos com a imaginação de muita gente”.

O radialista lembrou que já ouviu muitos boatos sobre o fim do rádio e que a profissão iria acabar. “Ouvia muito que o rádio iria deixar de existir quando a televisão começou a tomar conta dos lares. O outro momento foi com o advento da internet. Porém, o rádio superou essas fases e continua levando informações com agilidade para toda a população”, disse.

Com as novas tecnologias o mercado de trabalho para o radialista vem se ampliando. Muitos profissionais migraram para as webradios, vinculando seus conteúdos nos podcasts. “A profissão de radialista não vai acabar nunca. As novas tecnologias serão ferramentas que irão auxiliar o dinamismo do rádio”, finaliza Tonico.

A Profissão

A profissão de radialista foi regulamentada em 1978, pela lei 6.615 . A partir de então, todos os profissionais da área devem ter o registro profissional de radialistas, emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT) para desempenharem suas funções.

Apesar de ter sido regulamentada somente há quase 30 anos, a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ocorreu em 1922, no Rio de Janeiro. Foi o discurso do Presidente Epitácio Pessoa, em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, no dia 7 de setembro, daquele ano. O discurso foi feito numa exposição, na Praia Vermelha e o transmissor foi instalado no alto do Corcovado pela Westinghouse Electric Co.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.