A Cohapar reúne hoje, quinta-feira (22), no auditório do Sindicato Rural, representantes de 32 municípios das regiões administrativas de Cantiquririguaçu e da Amocentro para a assinatura de convênios e lançamento do Programa Morar Bem Paraná Rural. De acordo com o chefe do Escritório Regional da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar) em Guarapuava, Edony Antonio Kluber, o evento será o ponto de partida para o início do plano de habitação rural do governo do Paraná. “O Programa Morar Bem Paraná é uma parceria entre a Cohapar, a Secretaria de Agricultura, a Emater e a Caixa Econômica Federal e tem como objetivo principal dar melhores condições de vida, principalmente, aos pequenos produtores do Estado. Depois da assinatura dos convênios a Secretaria da Agricultura e a Emater, em parceria com o município, irão realizar o cadastro e selecionar quais as famílias que irão receber as residências”, explica Edony.
De acordo com o deputado estadual Cesar Filho, o evento será o início de um amplo processo de melhoria nas condições de habitação dos produtores rurais. “Principalmente os pequenos produtores terão condições digna de moradia. O projeto tem como finalidade melhorar a qualidade de vida dos pequenos agricultores, que vivem nas suas propriedades e têm sua principal renda do trabalho na lavoura”, explica o deputado.
O lançamento oficial do Morar Bem Paraná contará com a presença do presidente da Cohapar, Mounir Chaowiche.
O programa
Os produtores para participarem do programa de habitação rural do Governo do Paraná, denominado de Morar Bem Paraná Rural, segue critérios estabelecidos pela Cohapar e pelos órgãos que compõem a parceria. Cada um dos municípios receberão entre 10 e 20 casas, dependendo da demanda e do tamanho de cada município. O Programa é uma parceria entre as prefeituras. Cohapar, Secretaria de Agricultura, Emater e Caixa Econômica.
Os municípios ficam com a obrigação de selecionar as famílias e se for preciso realizar a terraplanagem nos locais onde as casas serão construídas, além destinar um técnico para atender às famílias beneficiadas.
Edony explica ainda que as casas são construídas na propriedade do produtor. A Emater segue critérios de famílias beneficiadas pelo Pronaf e essas famílias devem residir na propriedade e ter a principal renda da atividade rural. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos habitantes rurais do Paraná”, destaca Edony, acrescentando que “é um início de um programa, teremos que atender muito para atender a demanda rural”.
Conforme o chefe Regional da Cohapar, ainda não há definição se Guarapuava será beneficiada com o Morar bem Paraná.
O evento
Assinatura de convênios
Cohapar e 32 municípios da região
Quinta-feira (22)
15h45, no auditório do Sindicato Rual de Guarapuava
Irão participar 20 municípios que integram a região administrativa de Cantuquiriguaçu, 11 municípios da Amocentro e Prudentópolis.