22/08/2023



Feira do vinil traz a época ‘vintage’ para o shopping ‘Cidade dos Lagos’

Feira do Vinil traz a Guarapuava mais de três mil títulos, a partir desta sexta (9) até domingo (11) para comemorar o Dia dos Pais

Discos de vinil (Foto: divulgação/Shopping Cidade dos Lagos)

São mais de três mil títulos em Long Play (LP) e CDs que estarão à disposição do público a partir desta (9), no Shopping Cidade dos Lagos, em Guarapuava. É a Feira do Vinil, que pretende atrair os amantes da época retrô, nostálgica, da cena música nacional e internacional. Está aí, uma boa dica para o ‘Dia dos Pais’, já que a feira segue até o domingo (11).

Quem viveu a época dos discos de vinil, da evolução para os CDs, pode reviver emoções afetivas. Já os mais novos podem ter a experiência de ver as capas de álbuns, colocar o disco na vitrola, virar de um lado para o outro. Expositores renomados do Paraná e de Santa Catarina, trazem coleções memoráveis.

O vinil, conforme a história da música, marcou uma das grandes mudanças no mercado brasileiro na década de 1970. Era a vez do rock progressivo e da música psicodélica se tornarem populares. Isso levou à criação de muitas gravadoras independentes, como a Som Livre e a Baratos Afins, que se concentravam em lançar bandas alternativas e experimentais. E como curisodade, o disco de vinil mais vendido foi ‘Refazenda’, de Gilberto Gil, em 1975.

Discos de vinil (Foto: Divulgação/Shopping Cidade dos Lagos)

Outros discos de vinil brasileiros populares nos anos 70 incluem “Secos & Molhados” (1973), da banda homônima, “Acabou Chorare” (1972), dos Novos Baianos, e “Clube da Esquina” (1972), de Milton Nascimento e Lô Borges. De acordo com o ‘Museu do Vinil’, esses álbuns tiveram  influência na música brasileira e continuam populares até hoje.

SURGEM OS CDS

Mas na década de 1980, o mercado de discos de vinil no Brasil começou a declinar. É que a música gravada começou a ser distribuída em outros formatos, como fitas cassete e CDs. No entanto, a música de vinil nunca desapareceu completamente no Brasil. Ainda há colecionadores e fãs que preferem a qualidade sonora dos discos de vinil. E para quem se enquadra nesse perfil, a Feira no shopping é uma oportunidade única.

Além dos discos, conforme a programação, os visitantes também vão se deparar com uma variedade de pequenos colecionáveis. São moedas e carrinhos, ilustrações, que certamente encantarão os entusiastas de todas as idades. E tem mais: as lojas do shopping estão oferecendo promoções e opções de presentes exclusivas para o Dia dos Pais. Desde itens de moda e acessórios até ‘gadgets‘ e eletrodomésticos, há uma variedade para todos os gostos e bolsos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

Este post não possui termos na taxonomia personalizada.

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo