A votação na APP-Sindicato começou às 8 horas desta quinta-feira (22) também no Núcleo Regional de Guarapuava onde cerca de 1,4 mil professores estão aptos a votar.
De acordo com a professora Jianete Ribeiro Neves de Souza, que é candidata à reeleição, está ocorrendo problema com várias urnas eletrônicas instaladas em colégios, mas os professores podem votar em cédulas. “Esse problema está acontecendo em todo o Paraná, por ser a primeira vez que estamos tendo eleições nesse sistema, mas isso não atrapalha o processo porque há urnas com cédulas e as professores podem votar normalmente”, explica.
Em Guarapuava são 27 urnas fixas em colégios e outras 5 itinerantes. Cerca de 80 pessoas estão mobilizadas e trabalham nesse processo. “Não podemos deixar de agradecer esse envolvimento das escolas”, diz Jianete.
Muitos votantes, porém, podem deixar de comparecer por encontrarem-se em viagem por conta de licenças especiais.
A expectativa é de que a grande maioria dos professores vão às urnas para escolher também a direção estadual. Duas chapas estão concorrendo. Chapa 1 – APP-Sindicato: na Luta em Defesa da Escola Pública encabeçada por Marlei Fernandes de Carvalho , que concorre à reeleição, e a Chapa 2 – APP de Luta, pela Base, que é oposição. Cerca de 60 mil professores devem votar em todo o estado. O resultado final das eleições no Paraná deverá ser divulgado após a meia-noite de sexta-feira (23).