Os municípios de Boa Ventura de São Roque, Manoel Ribas e Laranjeiras do Sul vão receber a Caravana de Crédito Fomento Turismo. No total são 25 municípios e as visitas começam nessa terça (13) e chegam a cada um desses municípios em novembro, nos dias 5, 6 e 21, respectivamente das 14h às 17h. A Fomento Paraná e a Secretaria do Turismo que promovem essa iniciativa.
De acordo com a Agência Nacional de Notícias (AEN), o foco está em destinos com potencial turístico, como belezas naturais, roteiros religiosos e gastronômicos, festas tradicionais. E principalmente as cidades que estão no Mapa do Turismo do Ministério do Turismo. Durante a Caravana, responsáveis por empresas turísticas, como hotéis, pousadas e restaurantes, poderão esclarecer dúvidas sobre linhas de crédito e o registro no Cadastro Prestador de Serviços Turísticos (Cadastur).
De acordo com a AEN, as cidades participantes definirão os locais de atendimento em parceria com a administração local, facilitando o acesso da população. Desde 2019, a Fomento Paraná opera como um dos agentes financeiros habilitados no estado para gerenciar os recursos do Fundo Geral do Turismo (Fungetur), do Ministério do Turismo. Esses recursos são destinados exclusivamente a empreendimentos turísticos que possuem registro no Cadastur. A vantagem dessas linhas de crédito é a taxa de juros, de 0,71% ao mês e os prazos alongados de carência e de pagamento dependendo do projeto e do valor financiado, os prazos podem chegar a 120 meses de parcelamento.
CRÉDITOS
Além disso, também estarão disponíveis outras linhas de crédito da Fomento Paraná, destinadas a empreendedores informais, MEI’s e microempresas. Esses recursos cobrem investimentos fixos, compra de bens e capital de giro para empresas estabelecidas no setor há pelo menos dois anos.
A linha Fomento Turismo Giro oferece empréstimos de até R$ 500 mil, com prazos de até 18 meses de carência e 60 meses para pagamento, com taxa de juros de 0,71% ao mês. Para investimentos fixos, reformas e compra de bens, a taxa é a mesma, mas os prazos de carência e pagamento são mais longos, podendo chegar a 24 meses de carência e 120 meses para o pagamento.
Além disso, empreendimentos menores, com faturamento anual de até R$ 360 mil, também recebem apoio por meio das linhas de microcrédito. O programa Banco da Mulher Paranaense oferece microcrédito com taxa de juros a partir de 0,95% ao mês e prazos de até 36 meses. Já o Banco do Empreendedor, nas mesmas condições de prazo, aplica taxas a partir de 1,10% ao mês.
Leia outras notícias no Portal RSN.