Em apenas um jantar, as seis lojas maçônicas de Guarapuava somam um lucro líquido superior a R$ 1 milhão. Além disso, a sobra de cerca de uma tonelada de soquete de carneiro e paçoca de pinhão alimentou centenas de pessoas nesse domingo (25).
De acordo com a coordenação geral da Festa do Soquete, mais de três mil pessoas participaram do jantar filantrópico, no Centro de Eventos Cidade dos Lagos. Como ocorre tradicionalmente, a Festa foi impecável. A entrada solene dos tachos, contendo os pratos principais da noite, patrocinou um espetáculo único. Jovens pertencentes às paramaçônicas ‘Demolay’, Castelo e Filhas de Jó entraram com os estandartes. Em seguida, maçons levaram ao salão os 30 tachos contendo o ‘soquete de carneiro’ e a paçoca de pinhão, pratos principais do cardápio.
Duas atrações musicais fizeram o público ir para o meio do salão. ‘Santo Fole’ e Banda Origins, tocaram gêneros musicais diferentes. Ou seja, houve som para todos os gostos. Mas o ponto alto da noite ocorreu com homenagens. Os maçons Marcos Silvestri e Emerson Saciloto, idealizadores da Festa do Soquete, receberam placas comemorativas aos 25 anos do banquete filantrópico.
De acordo com Eduardo Christi, presidente da Festa nesse ano, o lucro vai ser dividido entre 15 entidades. “A média é de R$ 60 mil para cada uma, segundo orçamentos apresentados nos projetos”. O excedente do valor total tem dois destinos. “Parte vai para um fundo de reserva para já começar a edição de 2025. Outra parte fica para custear projetos durante o ano”.
DISTRIBUIÇÃO
Além disso, no domingo (25), famílias de vários bairros do município puderam saborear o soquete de carneiro, a paçoca de pinhão e guarnições. Cerca de 1,7 mil quilos foram distribuídos às pessoas em vulnerabilidade social. A entrega envolveu pessoas atendidas pelo projeto ‘Resgate Vidas’, que trata de homens dependentes de bebida alcoólica e drogas. “Começamos pela Usina de Leite e agredecemos por essa oportunidade. A cidade precisa saber do impacto que a Festa do Soquete tem!”
E conforme o responsável pelo almoxarifado da Festa, Ricardo Caldas, a edição de 2025 já começou. “Estamos fazendo levamento do almoxarifado, guardando tudo já pensando no planejamento da festa do ano que vem”.
Leia outras notícias no Portal RSN.